Quais os países que parabenizaram Lula?

Perguntado por: lcaetano7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Saiba quais foram os líderes mundiais que já parabenizaram Lula nas redes

  • Joe Biden. presidente dos Estados Unidos. ...
  • Justin Trudeau. primeiro-ministro do Canadá ...
  • Emmanuel Macron. presidente da frança. ...
  • Nicolás Maduro. presidente da Venezuela. ...
  • Luis Lacalle Pou. ...
  • Philip Brave Davis. ...
  • Alejandro Giammattei. ...
  • Marito Abdo.

Se as três agendas se cumprirem, Lula completará suas primeiras dez viagens ao exterior nos primeiros sete meses de mandato. Assim, ele terá feito 15 visitas a 14 países diferentes (são duas visitas à Argentina) entre janeiro e julho de 2023.

Emmanuel Macron, presidente da França, publicou no Twitter mensagens parabenizando Lula, uma escrita em francês e outras em português: "Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) avalia a possibilidade de reconhecer, por meio de uma nota escrita, a vitória do petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de domingo (30). A informação que circula no Palácio do Planalto é a de que o presidente não contestará o resultado da eleição.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil neste domingo (30/10), com 50,9% dos votos. Jair Bolsonaro (PL), seu opositor que buscava a reeleição, terminou a disputa do segundo turno com 49,1% dos votos. Nas redes sociais, políticos de diferentes espectos políticos repercutiram a vitória do petista.

Entre as promessas não cumpridas, estão "Revogar o teto de gastos", "Propor uma nova legislação trabalhista", "Propor uma reforma tributária", "Zerar Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil", "Acabar com o modelo de Preço de Paridade de Importação (PPI) na Petrobras" e "Criar programa Desenrola Brasil para ...

Nos últimos 20 anos, de 2002 a 2022, o Brasil teve uma média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% ao ano, de acordo com cálculos da consultoria MB Associados. O segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010) foi o que teve a maior média de crescimento desde os anos 1990, com 4,6% ao ano.

A prévia da inflação, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), desacelerou no período, com taxa anual partindo de 5,90% em dezembro de 2022 para 3,40% em junho.

Além do Brasil, assinaram o instrumento União Europeia, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Marrocos e Argentina. Na solenidade, o Brasil foi representado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF).

“A ideia é retomar o diálogo e a cooperação com países sul-americanos. Identificar denominadores comuns. A região dispõe de capacidades que serão chaves no futuro da humanidade, como recursos naturais, água, minérios, área para produção de alimentos.

  • 06/04/2023 Blumenau: governo Lula anuncia ações para combater violência nas escolas.
  • 06/04/2023 Lula toma medidas para levar saneamento básico a todos os brasileiros.
  • 06/04/2023 Governo Lula e trabalhadores perto de fechar regras de reajuste do salário mínimo.

Presidentes e primeiros ministros de países como Portugal, Colômbia, México, Espanha, Cuba, Argentina e França já cumprimentaram o petista. Chefes de estado e de governo reconheceram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial quase que em “tempo real”.

O presidente eleito foi para Porto Seguro em um jatinho particular com a esposa Rosângela Silva, a Janja, e pousou em um aeroporto privado no distrito de Trancoso.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou a reclusão e o silêncio após as eleições. Há um fator médico que justifica essa decisão: ele está com uma infecção na perna, segundo relatou o vice-presidente Hamilton Mourão.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, entre 2019 e 2022, aproximadamente 1,6 milhão de moradias por meio do Programa Casa Verde e Amarela.

O silêncio do presidente é atribuído por interlocutores a um misto de decepção e análise de cálculo político.