Quais os países que mais se beneficiam com a globalização?

Perguntado por: lrebelo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

A Suíça lidera o ranking de beneficiados pela integração global, seguida por Japão, Finlândia, Irlanda, Israel e Alemanha. O Brasil figurou na 37ª posição, atrás da Bulgária e do Chile, por exemplo, e à frente dos também emergentes México, Rússia e Argentina. A Índia aparece na última posição, precedida pela China.

Ele é formado por países desenvolvidos e países emergentes: Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, África do Sul, México, Rússia, Índia, Indonésia, China, Japão, Coreia do Sul, Turquia, Alemanha, França, Itália, Rússia, Reino Unido, Austrália e União Europeia.

A globalização certamente favorece os países que são ricos.
Estes têm grande ganho com a globalização em decorrência da existência de bancos que são abertos, de empresas, capitais e grandes companhias que promovem a existência de um grande monopólio comercial, reduzindo assim as concorrências existentes.

Vantagens da globalização
O aumento do ritmo e frequência das trocas entre países é possível graças às melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação. Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades.

Para os países desenvolvidos, que apresentam uma estrutura econômica e política mais forte e estável, a globalização implica em garantia de maiores mercados de consumo em escada planetária, bem como dos mercados de produtos primários.

Yemen (IDH 0,455)

A Globalização fez surgir a Geração Y, a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos barreiras comerciais e culturais. Como ponto negativo é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos.

Suas vantagens estão ligadas aos processos que permitem a própria evolução do sistema capitalista. Como desvantagens, há a expansão dos problemas ambientais e o aumento das desigualdades socioeconômicas.

Os 15 países mais globalizados do mundo são, pela ordem: Bélgica, Áustria, Suécia, Suíça, Dinamarca, Holanda, Reino Unido, República Tcheca, França, Finlândia, Alemanha, Espanha, Hungria, Portugal e Canadá.

São Paulo – Pesquisa divulgada pela consultoria Ernst & Young mostra que Hong Kong é a economia mais globalizada dentre 60 países avaliados.

O mundo globalizado é construído por um conjunto de "redes", seja de informações, transportes, de comércio, etc. Todos esses aspectos passam a estar interligados, gerando uma maior interação espaço-temporal entre as nações.

A lista inclui Afeganistão, Bangladesh, Eritréia, Etiópia, Gâmbia, Sudão e Mauritânia. Estes países concentram 12% da população mundial e menos de 2% do investimento global direto - a maioria nos setores de hidrocarbonetos e mineração. A situação é ainda mais alarmante no âmbito comercial.

Por ser um país integrado a economia mundial capitalista e com conexões culturais com diversos países do mundo, o Brasil está participando atividade do mundo globalizado. O Brasil possui uma economia aberta ao mercado internacional, ou seja, nosso país vende e compra produtos de diversos tipos para diversas nações.

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.

fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo. 3ª fase (final do século XX): 2ª Guerra Mundial – queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria. 4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.

Conforme a World Population Review, que considera o PIB per capita, os 10 países mais desenvolvidos do mundo são: Luxemburgo, Cingapura, Irlanda, Qatar, Suíça, Noruega, Estados Unidos, Brunei, Hong Kong e Dinamarca.

Os países emergentes são aqueles que deixaram de ser subdesenvolvidos pelo amplo processo de industrialização pelo qual passaram, mas ainda não possuem um nível de desenvolvimento econômico igual aos países desenvolvidos.

O desenvolvimento econômico é também um critério preponderante de classificação. São usados como sinônimos de países desenvolvidos termos como “países industrializados” e “países de primeiro mundo”. Entre esses países, podemos destacar: Noruega, Suíça, Suécia, Austrália, Japão e Estados Unidos.

Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 que a Globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira.