Quais os países que formavam a Tríplice Aliança?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. Esta uniu-se à Alemanha em represália à França, que frustrara a pretensão italiana de conquistar a Tunísia.

Conflito entre as nações de todos os continentes do mundo
As nações dividiram-se em duas alianças opostas, sendo inicialmente organizadas da seguinte forma: - Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália; - Tríplice Entente: França, Reino Unido e Rússia.

Essas três pessoas que decidiram criar a Aliança da Terra são o Dr. Daniel Nepstad, do Woods Hole Research Center (WHRC), Ocimar Villela do Grupo Maggi, e eu, que nos juntamos na tentativa de unir ciência ambiental, agribusiness, e produção.

Em 1915, os italianos abandonaram a Tríplice Aliança e aderiram à Tríplice Entente. Esse acordo buscava isolar diplomaticamente França e Rússia. O fracasso da política externa alemã fez Grã-Bretanha, França e Rússia se aproximarem entre si e formarem a Tríplice Entente.

A Tríplice Aliança era um acordo que estabelecia uma aliança militar entre Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. O acordo foi assinado em 20 de maio de 1882, considerado uma evolução da Aliança Dual, existente entre Alemanha e Áustria-Hungria.

Tríplice Entente

O conflito durou quatro anos e começou em 28 de julho de 1914 e terminou em 11 de novembro de 1918, com a vitória da Tríplice Entente formada por França, Inglaterra e Estados Unidos.

O nome "Poderes Centrais" é derivado da localização desses países; todos os quatro (incluindo os outros grupos que os apoiaram, exceto Finlândia e Lituânia) estavam localizados entre o Império Russo no leste e a França e o Reino Unido no oeste.

O Tratado de Brest-Litovsk foi um tratado de paz assinado entre a Rússia (já governada pelos bolcheviques) e as chamadas Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Império Otomano). Esse acordo foi assinado em 3 de março de 1918 e oficializou a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

Itália

No caso da Itália, o país fazia parte da Tríplice Aliança, mas recusou-se a participar da guerra quando ela se iniciou. Em 1915, a Itália aderiu à Tríplice Entente.

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua esposa, a arquiduquesa Sofia, em Saraievo, no dia 28 de junho de 1914, desencadeou as hostilidades que começaram em agosto de 1914 e se prolongaram por várias frentes durante os quatro anos seguintes.

O Tratado da Tríplice Aliança foi a união entre Argentina, Brasil e Uruguai para lutar contra o Paraguai na Guerra do Paraguai entre 1864 e 1870.

Gn 6, 9. Essa história relata o momento em que, diante de todo mal que crescia entre os seres humanos, Deus manda o dilúvio sobre a face da Terra. Apesar disso, Deus, como sempre, foi bondoso, teve misericórdia e enxergou em Noé a pessoa que simboliza uma aliança pela salvação da humanidade.

Os primeiros registros do uso de alianças matrimoniais remontam à Antiguidade, mais precisamente em torno de 3.500 a.C. Tanto os egípcios quanto os hindus usavam anéis que identificavam o vínculo, o elo, a aliança entre duas pessoas. Isso pode ser constatado através de fósseis e escrituras arqueológicas.

Acredita-se geralmente que os primeiros exemplos de alianças de casamento foram encontrados no antigo Egito. Relíquias que datam de 6.000 anos atrás, incluindo pergaminhos de papiro, são evidências da troca de anéis trançados de cânhamo entre os cônjuges.

Resumo sobre Tríplice Aliança
Durou de 1882 a 1915. Teve fim quando a Itália se retirou. Seu objetivo principal era isolar Rússia e França diplomaticamente. Foi parte da estratégia diplomática estabelecida pelo chanceler alemão Otto von Bismarck.

O principal estopim da guerra foi Atentado de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914.

O estopim da Primeira Guerra Mundial aconteceu em 28 de junho de 1914, quando o arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, e sua esposa, Sophie, foram assassinados enquanto desfilavam pelas ruas da cidade de Sarajevo, na Bósnia.

Adolf Hitler

No dia 1º de setembro de 1939, Adolf Hitler anunciou o início das ações militares voltadas para a invasão da Polônia. Tal feito do Estado Nazista serviu como estopim para que a França e a Inglaterra enviassem um ultimato exigindo que tal ação militar não fosse realizada.

No dia 11 de novembro de 1918, a Alemanha e os Aliados assinam o Armistício de Compiègne, representando a rendição alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial. AMSTERDAM, 11 - (Correio da Manhã) - O armistício foi assignado pelos delegados allemães, ás 6 horas da manhã de hoje. A's 11 horas terminaram as hostilidades."