Quais os outros nomes da abóbora?

Perguntado por: lnogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies. A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.

Abóbora cabotiá
Sua polpa possui coloração amarela-alaranjada. A textura densa da abóbora cabotiá e seu sabor aveludado, terroso e levemente e adocicado, tornam-a ideal para preparações salgadas.

A abobrinha é uma planta da família Cucurbitaceae. A abobrinha, também conhecida como abóbora de moita, abobrinha de tronco ou abobrinha italiana, é uma hortaliça de importante valor econômico, sendo altamente consumida nas várias partes do nosso país.

Abóbora de pescoço ou seca: é a maior e mais fibrosa, ideal para doces. Abobora japonesa ou cabotia: com a casca escura, ela tem a polpa densa e macia. Ela fica bem assada, em caldos, sopas e massas.

Abóbora - Também conhecida como "jerimum" no nordeste, a abóbora, quando acompanhada da carne seca, dá origem ao delicioso "jabá com jerimum".

Abóbora é chamada de 'jerimum' em algumas partes do Nordeste
Apesar de a maior parte do Brasil usar a denominação abóbora, existem algumas parte do Nordeste que se referem a esse mesmo alimento como jerimum.

A abóbora japonesa (ou cabotiá) é o tipo mais comum no país, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, mas requer um trabalho adicional.

A abóbora cabotiá é o tipo mais popular no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Os frutos da cultivar de abóbora BRS Brasileirinha apresentam formato periforme alongado, com casca lisa e brilhante.

As abóboras Atlantic Giant têm potencial para atingir 350 quilos de peso cada. É uma abóbora fenomenal que impressiona pelo tamanho e beleza. Além das exposições, é possível utilizá-la como ornamental e para trabalhos artísticos.

A moranga caracteriza-se pelo fruto achatado e redondo, com gomos bem salientes. Para diferenciá-la da abóbora, observe o pedúnculo ou cabinho do fruto. A moranga tem pedúnculo liso, sem sulcos, corticoso e grosso, enquanto a abóbora tem pedúnculo sulcado, alargado e achatado na inserção do fruto.

No Brasil, esta variedade de abóbora é conhecida como Cabotiá, ou Abóbora Japonesa.

O nome da abóbora comum é Cucurbita pepo.

Significado de Abóbora
substantivo feminino Fruto da aboboreira, de cor alaranjada ou avermelhada, muito usado na culinária por sua polpa comestível; jerimum. [Botânica] Árvore que produz esse fruto; aboboreira.

As abobrinhas e as abóboras diferem entre si e já podemos notar as características principais que são: tamanho, cor e formato. A abóbora cabotiá é redonda, de casca escura e dura e por dentro tem cor laranja. Já a abobrinha italiana é comprida, verde e de casca macia.

Cabotiá ou japonesa: com sabor suave, esse é o tipo certo para o preparo de caldos, sopas e massas, como a receita de nhoque de abóbora. Ela é a mais indicada pelos nutricionistas, já que ela é rica em vitamina A e possui baixa caloria. Uma opção gostosa e saudável!

A abóbora de pescoço tem esse nome pelo formato alongado, muitas vezes curvado, e seu tamanho, que pode passar de 80 cm. Ela também é conhecida como abóbora menina ou abóbora brasileira. Tem a casca mais fina, a polpa bem laranja e uma textura mais aguada.

Originária do Japão, a cabotiá é uma abóbora de sabor naturalmente doce, possui uma casca verde-escura bem grossa e uma polpa de cor amarelo-alaranjada.

Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.

“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.