Quais os orixás do ano 2022?

Perguntado por: amendes6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

A Mãe Ieda do Astrocentro, que é mãe de Santo no Candomblé, fez uma previsão para nós por meio do Búzios e nos contou que vê Xangô e Iansã – o casal do dendê como os orixás que irão reinar em 2022.

Oxum

Para 2023, Oxum, divindade das águas doces, protetora da fertilidade, da gestação e do poder feminino, apareceu em várias listas apresentadas pelos religiosos como a Orixá que reinará o ano. Relacionada à beleza e à sensibilidade, Oxum é também a Deusa das Artes.

Oxóssi

Na Umbanda, o Dia de Oxóssi é comemorado hoje, 20 de Janeiro, assim como o Dia de São Sebastião para o sincretismo […] Filho de Oxalá e de Iemanjá, irmão de Ogum e Exu, pai de Logunedé, Oxóssi é o orixá da caça e da vida dos animais selvagens, guerreiro e protetor dos caçadores e caminhantes.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios.

Orixá de cada signo – Exú
Rege os signos de Escorpião e Gêmeos. Exú é uma entidade muito brincalhona, divertida, cheia de truques e muito comunicativa, à semelhança dos geminianos. Mas possui também muita energia sexual, característica dos escorpianos.

violeta

A cor do ano 2023 é a violeta, segundo o estudo da Cromoterapia, ou seja, a Terapia das Cores.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

Quem é Oxum:
Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.

OXUM - 21/6 a 21/7
Nos momentos a dois, não pode ter ausência de afeto. Combina com os filhos de: Nanã, Omulu e Oxóssi.

Oxum é o nome de um rio em Oxogbo, região da Nigéria. É ele considerado a morada mítica desta Orixá africana que, no sincretismo com a religião católica, corresponde à Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Aparecida.

Chegando lá, Xangô viu Iansã e ficou perdidamente apaixonado por ela, foi então que os dois ficaram juntos, e Iansã se tornou a rainha da coroa de Xangô. Iansã era a esposa preferida de Xangô, eles se davam muito bem e costumavam trabalhar em equipe. Ele é o senhor da justiça e ela rainha do clima.

De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé. Apesar de viver os privilégios de um príncipe, Ogum era uma figura bastante inquieta e gostava muito de representar seu pai nas lutas pela conquista de novos territórios.

Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
As pessoas regidas pelo elemento Águasão as mais propensas à mediunidade. Isso porque são receptivas e possuem a sensibilidade à flor da pele. De maneira geral, elas têm facilidade para lidar com as ciências ocultas e nunca fecham as portas para as mensagens espirituais.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

Ogum. Os elementos terra e fogo compõem o orixá Ogum, cuja constituição é atlética e viril, porém carregada de agressividade e mau humor.

Xangô

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).

No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.

Continuar lendo Quais são os 3 orixás?