Quais os órgãos que ficam do lado direito do corpo humano?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

No abdome, o fígado do fica do lado direito, na parte superior do abdome, logo abaixo do diafragma.

O intestino é um órgão em forma de tubo que se estende desde o final do estômago até ao ânus, permitindo a passagem dos alimentos digeridos, facilitando a absorção dos nutrientes e a eliminação dos resíduos.

As dores de barriga no lado direito podem ser divididas em dores no quadrante superior direito e quadrante inferior direito. As principais causas de dor no quadrante superior direito do abdômen encontram-se no fígado e na vesícula, com destaque para a cólica biliar, provocada por pedra na vesícula ou colecistite.

É o fígado este superórgão, que nos ajuda também a produzir rapidamente energia, quando dela necessitamos.

As causas da dor no lado direito da barriga podem ser desde gases, indigestão e constipação até apendicite aguda. Alguns outros exemplos são: Diverticulite (inflamação na parede interna do intestino);

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.

Situa-se na cavidade abdominal imediatamente abaixo do diafragma e deslocado para o lado direito.

Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

A dor do lado direito da barriga nem sempre é grave, podendo indicar simplesmente excesso de gases, mas em certos casos pode ser uma alteração mais preocupante como apendicite ou pedra na vesícula, por exemplo.

A dor do lado direito das costas perto da cintura pode ter várias causas, como má postura, lesões musculares, pedras nos rins ou hérnia de disco. É necessário identificar a origem dessa dor para tratá-la de forma adequada, além de evitar complicações.

No abdome, o fígado do fica do lado direito, na parte superior do abdome, logo abaixo do diafragma. No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado.

Quando consultar um médico
Se as pessoas com dor abdominal crônica apresentam sinais de alerta, elas devem consultar com um médico imediatamente, a menos que os únicos sinais de alerta sejam perda de apetite, icterícia e/ou inchaço.

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia. Apendicite pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no adulto jovem e nos homens.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de tubo ligado ao intestino grosso, na parte inferior direita do abdômen.

Os primeiro sintomas de doenças no fígado, geralmente, são a dor abdominal do lado direito e o inchaço abdominal, entretanto, podem variar de acordo ao problema, como nos casos mais comuns a gordura no fígado ou uso excessivo de bebidas alcoólicas, hepatite, cirrose ou esquistossomose, por exemplo.