Quais os objetivos específicos da educação inclusiva?
- Buscar alternativas de ação pedagógica junto ao aluno com necessidades educacionais especiais. - Compreender o sujeito como possuidor de múltiplas dimensões para a aprendizagem. - Discutir o papel social da educação inclusiva.
Qual é o objetivo fundamental da inclusão escolar?
Dessa forma, o objetivo fundamental da Inclusão Escolar é não deixar criança alguma fora do sistema escolar e garantir que todas possam frequentar a sala de aula do ensino regular da escola comum, e, que esta escola, por sua vez, adapte-se às particularidades de todos os alunos para concretizar o objetivo da ...
Quais são os objetivos da Política de educação especial na Perspectiva da educação inclusiva?
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Quais são os principais objetivos da educação especial?
Tem por objetivo principal proporcionar ao aluno com necessidades especiais o desenvolvimento de suas potencialidades, tanto nos aspectos intelectuais, físico, social e do trabalho, mediante conhecimentos, habilidades e aptidões, promovendo sua auto-realização.
Quais são os principais desafios para a educação inclusiva?
Principais desafios da inclusão escolar na escolar regular.
Infraestrutura inadequada para alunos especiais. Investimentos insuficientes pelo estado para implantar os recursos de acessibilidade aos alunos especiais. Dificuldade de a escolar lidar com a família do aluno com necessidades especiais.
Quais ações podem promover a inclusão escolar?
Como melhorar a inclusão?
- Criação de políticas de inclusão. A primeira questão essencial para saber como melhorar a inclusão nas escolas é através de criação de políticas de inclusão. ...
- Conhecimento sobre o aluno. ...
- Qualificação profissional. ...
- Adaptação de estruturas físicas da escola. ...
- Projetos sociais.
Quais são as práticas pedagógicas inclusivas?
O que são práticas inclusivas, capacitismo e acessibilidade? Conhecer e debater com os alunos os conceitos de capacitismo e acessibilidade são exemplos de práticas inclusivas na escola. Dentro dos espaços educacionais, o debate sobre exemplos de práticas inclusivas é muito relevante.
Quais são as ações inclusivas?
Ações Inclusivas
- Atendimento aos Estudantes da Educação Especial. ...
- Comissões de Verificação da Condição de Deficiência. ...
- Laboratório de Tecnologia Assistiva. ...
- Relações Étnico-Raciais. ...
- Conteúdo útil.
Quais são os três princípios da educação especial?
Assim, os três princípios que norteiam os objetivos da educação especial são a normalização, a integração e a individualização dos alunos com necessidades especiais.
Quais são as habilidades que o professor de educação inclusiva deve desenvolver?
O professor precisa ter conhecimento bem construído em sua área de atuação, além de manter-se em permanente atualização, considerando o ritmo acelerado do conhecimento humano em geral. Buscar informações e aprender a selecioná-las são novas habilidades que o professor não pode deixar de desenvolver.
Como trabalhar a educação inclusiva nas escolas?
- Conheça o perfil dos seus alunos. O primeiro passo para oferecer aulas inclusivas, sem dúvida, é entender que todo ser humano é diferente. ...
- Tenha intencionalidade. ...
- Pense sobre integração em aulas inclusivas. ...
- Utilize múltiplos recursos e tecnologias. ...
- Crie um ambiente de respeito e cooperação entre os alunos.
Quais são os cinco princípios da educação inclusiva?
São eles:
- Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. ...
- Toda pessoa aprende. ...
- O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. ...
- O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos. ...
- O ensino inclusivo diz respeito a todos.
O que diz o ECA sobre a educação inclusiva?
O Estatuto da Criança e do Adolescente, junto à Lei Brasileira de Inclusão, dá respaldo jurídico para que a inclusão ocorra em todos os níveis. A criança, por exemplo, não pode estar fora da escola. Ela é responsabilidade do Estado.
Quais são objetivos da Política Nacional de educação especial equitativa inclusiva e com aprendizado ao longo da vida?
Art. 5º A Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida tem como público-alvo os educandos que, nas diferentes etapas, níveis e modalidades de educação, em contextos diversos, nos espaços urbanos e rurais, demandem a oferta de serviços e recursos da educação especial.
Quais são os dois princípios da educação inclusiva?
Os grupos acolhidos pela educação inclusiva devem recebê-la de forma pautada nos seguintes princípios e fundamentos: Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
Quais os objetivos do atendimento educacional especializado AEE com base no Decreto nº 7.611 de 2011?
A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
O que é necessário para se efetivar a inclusão desses alunos?
Para que a inclusão seja uma realidade, será necessário rever uma série de barreiras, além da política e práticas pedagógicas e dos processos de avaliação. É necessário conhecer o desenvolvimento humano e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem, levando em conta como se dá este processo para cada aluno.
Qual o maior desafio do pedagogo na educação inclusiva?
Assim, um dos maiores desafios da formação docente na perspectiva inclusiva é instigar o educador a, além de conhecer as singularidades dos processos pedagógicos de cada um de seus estudantes para identificar meios de garantir o direito à aprendizagem, buscar reconhecer, juntamente com toda a equipe da escola — e ...
Quais são as principais características de uma escola inclusiva?
Assim, uma escola inclusiva é aquela que garante o atendimento à diversidade humana e é capaz de prover uma educação de alta qualidade a todas as crianças. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades, garantindo o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.