Quais os objetivos de uma livraria?

Perguntado por: rdantas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A livraria é, portanto, uma organização econômica, cujo objetivo é prover serviços de distribuição. Seu papel é distribuir livros, fazendo uma transformação econômica, pois os dispõe nos momentos e locais mais adequados para satisfazer a demanda e as necessidades do comprador-leitor.

Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc.

Ações direcionadas: Aproveitar as datas comemorativas para promover, por exemplo, livros para presentes já embalados, condições especiais de vendas (por exemplo, parcelamento do pagamento), fazer kits de livros, incluindo um brinde que valorize os produtos vendidos.

Confira eles em ordem cronológica:

  1. Defina o capital social da empresa.
  2. Escolha o tipo de livros que serão vendidos.
  3. Descubra o tipo de empresa e o regime tributário que ela se encaixará
  4. Registre seu negócio.
  5. Escolha sua equipe.
  6. Pesquise público-alvo.
  7. Busque a melhor localização para sua livraria.
  8. Monte um plano de divulgação.

Algumas pessoas imaginam que trabalhar em livraria é a coisa mais fácil do mundo. O único trabalho que o atendente tem, para essas pessoas, é ir à prateleira e pegar o livro solicitado por algum cliente. De resto, é ficar lendo o dia inteiro ou conversando sobre literatura com os colegas.

Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva.

Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).

A missão organizacional precisa ser direta, inspiradora, desafiadora e engajante. Em até três frases, busque sintetizar a razão de existir da empresa, expondo os pontos-chave que motivam sua existência. Existem algumas perguntas cujas respostas podem te ajudar a definir a missão da sua empresa.

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.

Estudos comprovam que crianças que são estimuladas e ler desde cedo, desenvolvem sua capacidade cognitiva de maneira superior àqueles que não leem. A leitura aumenta a capacidade de concentração, foco, aprendizado, interpretação, e por aí vai.

OS OBJETIVOS DE LEITURA
93-101) aborda alguns objetivos para a leitura: a) “Ler para obter uma informação precisa”: lemos um texto para localizar uma informação que nos interessa. Exemplo: buscar um número de telefone na lista telefônica; b) “Ler para seguir instruções”: lemos para saber como fazer ou agir.

Uma pequena livraria deve contar com uma área de 150 m². Sua estrutura é composta basicamente por uma ou mais áreas de atendimento, exposição do estoque, espaços para os clientes avaliarem o conteúdo dos livros, banheiros, além de um pequeno escritório para administração.

Quais as melhores estratégias para divulgar o seu livro?

  1. Tenha engajamento nas redes sociais. O engajamento digital pode ser entendido como um tipo de interação gerado pelo envolvimento de duas partes em uma conversa online. ...
  2. Crie uma rede de networking. ...
  3. Aposte no marketing pessoal. ...
  4. Esteja presente em eventos.

Assim, as livrarias que compram diretamente das editoras têm margem de 50% do valor de capa para pagar seus custos (funcionários, aluguel), ter lucro e trabalhar com o preço, oferecendo promoções. No caso das que dependem das distribuidoras, essa margem cai para 30 a 35%, em média.

Cargos mais contratados

  • » Chefe ou supervisor administrativo. » Coordenador de Administração de Pessoal. » Estoquista. » Auxiliar de contabilidade. ...
  • » Balconista. » Fiscal de loja. » Gerência comercial. Jornalismo e Mídia (Veíc. ...
  • » Chefe ou supervisor de promoção de vendas. » Gerente de vendas. » Auditor. » Editor de multimídia.

O controle de estoque da livraria deve ser feito a partir do momento em que se recebem os livros encomendados da editora ou do distribuidor. Deve-se ficar atento no momento do recebimento e aplicar alguns procedimentos simples que evitarão uma série de aborrecimentos futuros.

Livrarias independentes
O faturamento das livrarias com apenas uma loja é distribuído assim: até R$ 350 mil (67%), de R$ 350 mil a R$ 600 mil (17%), de R$ 600 mil a R$ 1,2 milhão (10%), de R$ 1,2 a R$ 2,4 milhões (5%), de R$ 2,4 a R$ 4,8 milhões (1%).

“Um livreiro é o responsável por abrir as portas do mundo da leitura para as pessoas, apresentando diversos gêneros literários com o intuito de ajudá-los a encontrar o seu universo de leitura favorito.

Buscas relacionadas a Atendente de Livraria
Atua com atendimento ao cliente, recepciona, apresenta os produtos, realiza a organização de prateleiras, estocagem e organização do local.

O que o Vendedor de Livraria faz? Vende mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista. Faz demonstração e degustação e distribui amostras. Controla estoque e realiza inventário de produtos para reposição.