Quais os nutrientes que devem ser adicionados para adubação das pastagens?

Perguntado por: ngomes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

A adubação fosfatada é de vital importância para o estabelecimento das pastagens, enquanto o nitrogênio é o principal nutriente para a manutenção de sua produtividade e valor protéico, associado ao potássio.

Em pastagens estabelecidas, a adubação de manutenção será aplicada de forma parcelada na época de crescimento da pastagem, após a saída dos animais ou a cada 30 dias. O ideal é que uma parcela seja aplicada após cada ciclo de pastejo. A adubação de manutenção deve ser feita anualmente.

normalmente recomenda-se apenas adubação fosfatada na adubação de informação força o elemento pouco morre no solo então conta aqui mais quanto mais próximo ele ficar da raiz aonde vai saír raiz melhor. para a raiz poder encontrar esse essa fonte de fósforo então. recomendo se distribuir e esse adubo fosfatado.

Segundo recomendação da Embrapa, a quantidade ideal é 300 quilos de adubo formulado por hectare para pastos direcionados ao gado de corte. Lembrando que a recuperação e manutenção do solo não tem apenas o adubo como base.

Há três tipos principais de adubação que podem ser aplicados nas lavouras:

  • orgânica;
  • mineral;
  • organomineral.

Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre.

Ela aumenta a estabilidade dos agregados de solo e a capacidade de manter a umidade, além de expandir bastante a capacidade de adsorção dos nutrientes.

Uma dica muito importante e que deve ser seguida é fazer a aplicação sempre que possível na época de chuvas. Ou, se for ao período da seca, implementar o sistema de irrigação, por exemplo. A justificativa é que a água auxilia a penetração da ureia no solo. Ou seja, isso evita perda de índices de nitrogênio.

  • 3.1 Fertilizantes minerais.
  • 3.2 Fertilizantes orgânicos.
  • 3.3 Fertilizantes organominerais.

A adubação fosfatada é a mais importante para garantir o sucesso da renovação da pastagem, devido à grande demanda por fósforo (P) apresentada pelas forrageiras durante o seu estabelecimento, principalmente nos primeiros 30 dias após a germinação.

Ela pode ser feita através da micro-irrigação, da aspersão, da microaspersão e do gotejamento, por exemplo. Trata-se de um método eficiente e econômico na nutrição das plantas, que economiza o uso dos adubos na lavoura. Como a fertirrigação acontece junto da irrigação, a absorção dos nutrientes pelas plantas é melhor.

O MAP, também chamado de Fosfato monoamônico, é um fertilizante fosfatado que apresenta na sua composição entre 10% a 12% de Nitrogênio (N) amoniacal e 50% a 54% de P2O5 (fósforo), apresenta-se na forma grânulos, apresentando uma cor cinza claro. Pode ser usado para compor misturas de NPK ou ser usado isoladamente.

2) As doses mais adequadas de uréia situam-se entre 50 e 100 kg/ha de N por aplicação, após cada corte, no período das chuvas.

É aí que entra a ureia, utilizada como repositor de Nitrogênio, para que a planta possa recuperar a vitalidade e continuar o processo de desenvolvimento de maneira saudável. A ureia é considerada um fertilizante nitrogenado. Ou seja, que fornece um tipo de Nitrogênio assimilável pelas plantas.

As fontes mais recomendadas são os fosfatos solúveis – superfosfato simples ou triplo – que podem ser aplicados a lanço ou sem sulcos. Os fosfatos naturais brasileiros, fosfatos naturais reativos e os termofosfatos devem ser aplicados sempre a lanço e incorporados ao solo.

A amônia fornece nitrogênio, que é a outra parte importante desses adubos (juntamente com o fósforo). Sendo assim, o DAP fornece um teor maior de nitrogênio do que o MAP – 18% e 11%, respectivamente.

Técnicas de recuperação de pastagens

  1. Restaurar a fertilidade do solo. ...
  2. Utilização de cordões em nível de adubação verde. ...
  3. Controle de plantas invasoras. ...
  4. Manejo da altura de pastejo. ...
  5. Rotação de pasto. ...
  6. Realização de risco com subsolador.

a quantidade de calcário a aplicar por cultura varia de 200 a 300 kg/ha para solos de lavoura e de 200 a 400 kg/ha para solos de campo nativo.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.