Quais os nomes dos telefones antigos?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos
  • 1 - 1904: O castiçal. Pelo seu formato, o telefone de mesa da marca Western Electric era conhecido como "castiçal". ...
  • 2 - 1940: O tanque. Foi um modelo comum nos anos 1940. ...
  • 3 - 1950: O clássico. ...
  • 4 - 1954: A serpente. ...
  • 5 - 1965: Abre e fecha. ...
  • 6 - 1990: Primeiro celular.

O modelo 500 da Western Electric foi o telefone padrão dos lares americanos entre 1950 e 1984.

A forma mais conhecida e comum de ligar o usuário à Central Telefônica até bem pouco tempo, em todo o mundo, era o fio metálico; mas existem outras formas. Há muito tempo, é utilizado o sistema de rádio para interligar assinantes que estejam distantes das Centrais Telefônicas ou em local de difícil acesso.

Antonio Meucci nasceu em Florença, participou da unificação italiana, foi perseguido, mudou-se para Cuba e, depois, para os Estados Unidos. No país norte-americano, criou, em 1856, um telefone eletromagnético, que chamou de “telettrofono”.

Relembre os modelos icônicos assinados por marcas de moda

  • MOTOROLA RAZR V3i DOLCE & GABBANA.
  • MOTOROLA V185 MOTOVITCH POR ALEXANDRE HERCHCOVITCH.
  • LG Prada (I, II e 3.0)

Se o chamado “tijolo”, o DynaTAC 8000X, foi o primeiro celular a ser lançado comercialmente no mundo, pela Motorola, a mesma empresa trouxe para o Brasil, anos depois, aquele que ficou conhecido como o “tijolão”.

Entre os modelos mais famosos estão o Sony Ericsson W380, que tinha botões de música no visor externo, e o Sony Ericsson W200, considerado um celular-walkman.

O telefone castiçal (candlestick telephone em inglês) é um estilo de telefone comum entre o final da década de 1890 e a década de 1940. Os telefones castiçais apresentavam um bocal (transmissor) montado na parte superior do estande e um receptor (fone de ouvido) que o usuário segurava no ouvido durante uma chamada.

Motorola Dynatac 8000X

O primeiro celular do mundo foi o Motorola Dynatac 8000X. Ele foi desenvolvido pelo engenheiro Martin Cooper, nos Estados Unidos, que realizou a primeira chamada em um protótipo em 1973.

O telefone chegou no Brasil no ano de 1877. O primeiro aparelho foi fabricado para Dom Pedro II e instalado no Palácio Imperial de São Cristovão, localizado na Quinta da Boa Vista, hoje o Museu Nacional no Rio de Janeiro.

1990 - Motorola PT-550: o primeiro celular do Brasil!
Sua tela mostrava apenas 7 dígitos e alertas do sistema. Além disso, ele ainda era bem pesado, um “tijolão”, como foram apelidados os telefones móveis mais antigos.

1995 – Os primeiros aparelhos foram apelidados de “tijolão” pelo seu tamanhogrande que mais parecia um telefone sem fio comum. O teclado numérico ficava na parte de cima e as teclas de funções ficava na parte inferior.

Origem e história do telefone
A invenção do telefone teria ocorrido de maneira acidental para aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que possui conceitos estruturais muito semelhantes. Ao telégrafo, contudo, era possível a transmissão de apenas uma mensagem por vez.

Devido ao formato dessa estrutura, esse dispositivo recebeu o apelido de “telefone da forca”. A ideia de Bell era que ao falar próximo à membrana ela vibraria, fazendo a lâmina tremer perto do eletroímã e induzindo correntes elétricas variáveis até sua bobina.