Quais os nomes dos cangaceiros do bando de Lampião?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

1911 – 1938), conhecida como Maria Bonita, e os cangaceiros Alecrim, Colchete, Elétrico, Enedina, Luiz Pedro, Macela, Mergulhão, Moeda e Quinta-feira.

Zé Baiano

Conhecido como o Pantera Negra dos Sertões, Zé Baiano foi um dos cangaceiros mais cruéis que já pisaram em terras nordestinas. Integrante do grupo de Lampião, Zé Baiano ficou no comando do povoado de Alagadiço, onde Lampião já havia aterrorizado os moradores em três ocasiões.

Existiam os que lembravam a vida de aventuras, marcas de crueldade, coragem, vingança (Jararaca, Besta Fera, Diabo Louro, Lasca Bomba, Pinga-Fogo), assim como os mais telúricos que lembravam elementos da natureza: Beija-Flor, Serra do Mar, Azulão, Asa Branca, Rouxinol, Lua Branca.

Morreu neste domingo (15), José Alves de Matos, de 97 anos, tido como o último cangaceiro do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

Antônio Silvino foi um dos mais famosos cangaceiros da História do Brasil, sendo muitas vezes tratadas como o Rei do Cangaço que antecedeu Lampião, mesmo que ele tenha vivido até mais tempo que o capitão Virgulino, por não ter sido morto pelas forças policiais.

Em 1927 José Leite de Santanna, conhecido como Jararaca, cangaceiro do famoso bando de Lampião1, foi alvejado por um tiro e deixado para trás por seus companheiros, que fugiram após mal-sucedida invasão da cidade de Mossoró2.

O cangaço era subdividido em três grupos: os mercenários, que trabalhavam para os latifundiários; aqueles que eram subordinados a políticos e, como contrapartida pelo trabalho que realizavam, tinham a proteção garantida; e os independentes, que ficaram conhecidos pela figura de Lampião, por agirem de forma impiedosa, ...

Utilizando a violência, armados com espingardas, facas e punhais, os cangaceiros saíam em bandos por diversos locais do nordeste do país. Saqueavam fazendas, sequestravam e matavam fazendeiros, impondo respeito por onde passavam.

Lampião

Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, foi o maior líder do cangaço no Nordeste, promovendo ataques e saques e sendo morto em uma emboscada, em 1938. Lampião foi o nome mais conhecido do cangaço.

"Jararaca" virou santo popular. O cangaceiro José Leite de Santana, que foi preso durante a invasão do bando de Lampião a Mossoró, em 1927, morreu e foi sepultado na cidade, tem seu túmulo visitado anualmente por centenas de pessoas, principalmente no Dia de Finados, celebrado nesta quarta-feira (2).

No entanto, o cangaceiro mais famoso da história brasileira foi Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião. Ele foi o grande líder do cangaço de 1920 a 1938.

Cristino Gomes da Silva Cleto, mais conhecido como Corisco, era o braço direito de Lampião, líder do bando mais poderoso e notório do sertão nordestino.

A última remanescente do bando de Lampião tem 94 anos e vive atualmente em São Paulo, depois de ter passado mais de sete décadas morando em Jordânia, no Vale do Jequitinhonha (na fronteira entre Minas Gerais e Bahia).

Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, o Rei do Cangaço (Serra Talhada, 4 de junho de 1898 — Poço Redondo, 28 de julho de 1938), foi um cangaceiro brasileiro que atuou na região do sertão nordestino do Brasil.

O cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços caracterizados para os latifundiários; os satisfatórios, expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.

Marlinda passou a ser chamada de Tirana. Tal nome passou a ser temido, era sinônimo de desgraça no sertão. Algumas pessoas julgavam que Marlinda e Jesuíno eram amancebados, mas estavam enganados. Entre os cangaceiros havia romance sim, casais apaixonados, amores não correspondidos.

Corisco e Labareda | Amazon.com.br.