Quais os nomes de todas as galáxias?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Galáxias visíveis a olho nu

GaláxiaMagnitude AparenteConstelação
Via Láctea-6.5 (excluindo o Sol)Sagittarius (centro)
Grande Nuvem de Magalhães0.9Dorado/Mensa
Pequena Nuvem de Magalhães (NGC 292)2.7Tucana
Galáxia de Andrômeda (M31, NGC 224)3.4Andrômeda

M83

M83 é uma galáxia espiral das mais bonitas. Ela foi descoberta em 1752 pelo astrônomo Nicolas Louis de Lacaille no Cabo da Boa Esperança (hoje Cidade do Cabo), na África do Sul. Charles Messier tomou conhecimento dessa galáxia algum tempo depois e a incluiu no seu famoso catálogo com o nome de M83.

Basicamente, as galáxias são divididas em quatro categorias: elípticas, espirais, espirais barradas e irregulares. Elípticas: É o tipo mais comum, contém principalmente estrelas velhas e sua forma varia da de uma bola de futebol americano para a de um ovo.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Ela foi capturada em uma fotografia em 2020, durante o 30º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, projeto realizado pela agência espacial norte-americana Nasa, em conjunto com a ESA.

Nossa galáxia integra um grupo composto por mais de trinta galáxias, denominado Grupo Local que, por sua vez, pertence ao Superaglomerado de Virgem. Contudo, somente três galáxias se destacam, sendo a maior delas a Galáxia de Andrômeda, visível a olho nu e distante 2,5 milhões de anos-luz.

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda. É provavelmente a galáxia mais massiva do Grupo Local, com cerca de 1 trilhão de estrelas, enquanto a Via Láctea tem entre 200 e 400 bilhões.

A galáxia foi batizada de "The Sparkler" pela grande luz que emite e está localizada na constelação de Volans, a nove bilhões de anos-luz de distância de nós, ou seja, vemos hoje em dia como era sua composição há nove bilhões de anos, quatro bilhões após o Big Bang.

a Via Láctea

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

galáxia de Andrômeda

Andrômeda. A vizinha mais famosa da Via Láctea é a galáxia de Andrômeda, também chamada de M31. Andrômeda é uma galáxia gigante em formato espiral e com extensão de 2 milhões de anos-luz de distância e 61 mil anos-luz de comprimento e conta com milhares de estrelas.

O telescópio espacial James Webb pode ter encontrado uma nova galáxia anã, mil vezes menos massiva do que a Via Láctea. Caso a descoberta seja confirmada, o sistema chamado de La Flaca poderá ser o menor de todos já conhecidos e o mais distante do Universo.

Se os dados forem confirmados por observações futuras, HD1 superaria a GN-z11, a galáxia mais antiga conhecida em cerca de 100 milhões de anos.

Assim, a Alcyoneus é 163 vezes maior que a nossa galáxia, e 4 vezes maior que a IC 1101. A descoberta foi publicada em um artigo liderado pelo astrônomo Martijn Oei em fevereiro e atualizado recentemente.

Nossa galáxia é conhecida por Via Láctea ou apenas por Galáxia (com G maiúsculo). O nome galáxia vem do grego gala (leite) que foi dado devido ao rastro de luz possível de ver em noites escuras que os gregos antigos chamavam de “Caminho do Leite”.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

As galáxias estão divididas em três grandes tipos, devido à sua forma. Elas são classificadas em elíptica, espiral ou irregular. Há uma infinidade de galáxias no Universo. As mais conhecidas são Via Láctea e Andrômeda.

O disco galáctico possui cerca de 185 mil anos-luz de diâmetro e 2 mil de espessura. Nosso Sistema Solar não se encontra no centro da galáxia, mas em um dos seus braços; o centro, ou bojo galáctico, encontra-se na direção da constelação de Sagitário.

Primeiramente, ela tem esse nome porque está localizada próxima à Constelação de Andrômeda. Por sua vez, a galáxia tem esse nome originário da Mitologia Grega, onde a princesa, filha de Cefeu (rei da Etiópia) e Cassiopéia, é salva por Perseu de um grande monstro (Ceteus).

Galáxia de Andrômeda

Daqui a cerca de quatro bilhões de anos a nossa galáxia, Via Láctea, entrará em um processo de fusão com a Galáxia de Andrômeda, que atualmente está a 2,5 milhões de anos-luz de distância.

Mas voltando às Plêiades, sete estrelas se destacam. São elas: Merope, Maia, Alcione, Asterope, Electra, Taigete e Celeno. Elas receberam o nome das sete filhas de Atlas e Pleione, segundo a mitologia grega. Com um binóculo, ou um pequeno telescópio, este grupo é muito bonito de se ver.

Alpha Centauri

A Alpha Centauri está posicionada na constelação de Centaurus e brilha com uma magnitude visual de -0,1. A uma distância de apenas 4,4 anos-luz de nós, esse sistema estelar é o vizinho mais próximo do Sol.

Sirius:

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.