Quais os nomes de capim para gado?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Há diversas espécies de gramíneas que podem ser utilizadas para a alimentação do gado de corte.
...
Entre eles, destacamos:

  • capim-mombaça;
  • capim-massai;
  • capim-tanzânia;
  • BRS Zuri;
  • BRS Quênia.

Tipos de capins resistentes a seca

  • Andropogon gayanus. Possui boa tolerância a seca, requerendo cerca de 400 mm de chuva por ano. ...
  • Brachiaria brizantha cv. BRS Paiaguás. ...
  • Brachiaria híbrida Mavuno. ...
  • Brachiaria decumbens. ...
  • Brachiaria humidicola cv. ...
  • Brachiaria humidicola cv.

Conforme explicou o agrônomo, os Panicuns costumam ser mais produtivos que as Braquiárias para a engorda dos animais, porém exigem mais fertilidade do solo, ou seja, o planejamento forrageiro e a gestão da fazenda devem ser mais avançados que a média para a obtenção de todo o potencial.

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

capim Miyagi

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

As espécies mais utilizadas em nosso país são: Mombaça, Marandu e a Brachiaria decumbens. Conhecidas por causa da rusticidade, palatabilidade, produtividade, capacidade de se adaptarem a condições climáticas e níveis de fertilidade do solo.

Segundo o consultor, o melhor capim para bezerro é o capim de porte mais baixo por causa do tamanho do bezerro. “O bezerro é baixinho, principalmente quando ele é recém-nascido. E é muito importante que o vaqueiro consiga visualizar o bezerro quando ele está deitado”, justificou.

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca. É importante lembrar que durante o período seco ocorrem, também, baixas temperaturas e dias curtos, fatores que afetam negativamente o crescimento e a produção das forrageiras.

capim-mombaça — um dos preferidos pelos bovinos, é altamente produtivo e se adapta muito bem a diferentes condições climáticas.

Humidicola e Quicuio são a mesma coisa.
Quicuio é um nome mais popular que o pessoal usa. Mas a Humidicola é muito boa. Além disso, você tem também gramíneas que pode plantar, como Canarana, o Tango (Tangola), que são gramíneas que vão bem em áreas encharcadas.

capim verde

Potencial de produção e valor nutritivo
A vantagem de utilizar o capim verde é que, assim, apresenta maior valor nutritivo. Conforme explica Morenz, "quando o capim é cortado aos cinquenta dias, chega a ter 10% de proteína bruta, índice superior ao da silagem de milho, com cerca de 7%".

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

Escolher o capim que o boi gosta de comer Os bovinos preferem forrageiras com muitas folhas e poucos colmos. São as folhas que alimentam e engordam o boi. As forrageiras mais apreciadas por estes animais são a paiaguás, a piatã e a marandu. Em seguida a decumbens, a humidícola e a xaraés.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

O capim Tupi, nova variedade de Brachiaria humidícola que a Embrapa coloca à disposição dos produtores é uma alternativa para as áreas úmidas sujeitas a alagamentos temporários e para os solos pobres. Com crescimento rápido, o capim Tupi é mais produtivo na seca que a humidícola comum.

Planta forrageira da família Poaceae, da espécie Panicum maximum Jacq. das variedades Green panic, Gatton panic, Tobiatã, Centenário, Centauro, Vencedor, Tanzania, Mombaça, Sempre verde.

O capim-angola (Brachiaria mutica) desenvolve-se muito bem tanto em solos férteis com variados graus de umidade quanto nos encharcados permanentemente.

Comparado ao capim-colonião, o mombaça produz 130% a mais de matéria seca foliar. Proporciona aos bovinos de corte ganhos médios de 700 kg de peso vivo/ha/ano, revelando-se medianamente resistente à cigarrinha-das-pastagens.

De acordo com Maria Celuta, os capins do gênero braquiária (brachiaria) são os mais plantados no Brasil, em razão da adaptação aos mais diversos climas e solos do país.

Comportaram-se como os mais resistentes: capim-andropogon, cv. Planaltina (Andropogon gayamus, var. bisquamalatus), capim-gordura (Melinis minutiflora), capim-jaragua (Hyparrhenia rufa), Setaria anceps, cv.