Quais os nomes das ciganas na Umbanda?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Da mesma forma temos as ciganas, como: Esmeralda, Carmem, Salomé, Carmencita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também.

Basta que você some os números correspondentes ao dia, mês e ano do seu nascimento. O seu número deve variar entre 1 a 16, caso seja maior do que 16, some os algarismos, como aconteceu ao 25 acima.

Cigana Camélia, Cigana Laís, Cigana Encarnacion, Cigana Valquíria, Cigana Esperanza, Cigana Iris, Cigana Rosa Maria, Cigana Raquel, Cigana Sulenka, Cigana Natasha, Cigana Sâmylla, Cigana Isadora, Cigana Kátya, Cigana Samara, Cigana Yanka - Ianka, Cidana Menina, Cigana da Estrada.

O nome Sarita, a cigana do amor, está marcado em cartazes colados em diversos pontos da capital e da Região Metropolitana.

María de Padilla, mais conhecida como Maria Padilha, é uma entidade espiritual para os ciganos e uma figura muito importante dentro da umbanda brasileira.

Esmeralda vivia na Espanha e fazia parte do clã de Tarin, cigana lindissima de cabelos castanhos bem claros e comprido que lhe caia aos ombros, olhos verdes esmeralda, sorriso alegre e contagiante. Esmeralda praticamente vivia da dança e para a dança.

Para saber se a pessoa tem mesmo sangue cigano, existe um ritual onde deve-se caminhar descalço por uma ardente passarela de brasa. Aqueles que verdadeiramente possuírem sangue cigano e tiverem o dom de levar essa vida cheia de magia, geralmente não se queima.

Esta cigana é de origem do Norte Europeu, era Moldovája, nascida na Moldóvia. Desde cedo mostrou sua importancia de forma suave, os que a conheciam. Não mais se esqueciam dela, o poder da doçura conferia um grande numero de amigos. Sempre foi muito bem sucedida no que propunha fazer.

A incorporação acontece de forma suave e rápida, sem os sacudimentos corporais típicos de outras linhas, que marcam bem a chegada e a partida dos espíritos, depois da chegada de todos os médiuns e da médium líder da linha de ciganos autorizar o início da festa.

Sara ou Sara la Kali ("Sara, a negra" em Romani), segundo várias lendas, foi uma discípula de Jesus. Tradicionalmente, é considerada santa pela Igreja Católica, embora não tenha sido canonizada ou tenha seu nome inscrito no Martirológio Romano. É considerada popularmente a padroeira dos povos ciganos.

Santa Sara

Santa Sara - A Rainha dos Ciganos - Nefertiti Presentes.

Rosa dos Ventos é muito conhecida como Pomba-Gira Cigana, na linha do oriente, bem incorporada, chega sempre alegre e sorrindo, costuma sempre se vestir Blusa Vermelha com Rendas preta ou Babados e sua saia Preta bem rodada com babados e bolso na frente onde guarda o seu baralho, e seu perfume.

As características que distinguem Rosita
Por ter nascido na Índia, ter vivido muito tempo no Marrocos e também pela origem espanhola, sua dança carregava a inspiração desses locais, tendo uma forma única e diferenciada de dançar. Tinha o seu próprio estilo e tocava as castanholas como ninguém.

Santa Sarak Kali é cultuada pelos quatros cantos do mundo por todos os ciganos e devotos da santa negra. Seus dias de homenagem é dia 24 e 25 de maio e em suas festas não faltam alegria, abundância e riqueza.

No Brasil, muitos se identificam como ciganos, termo largamente difundido, mas também há aqueles que consideram o termo ofensivo e preferem ser chamados de Roma ou romani, nomenclaturas próprias.

O que é meu é da cigana; O que é dela não é meu. Ciganinha puerê, puerê, puerá! Ciganinha puerê, puerê, puerá!

Conheça a história de Sara Kali, Padroeira do Povo Cigano
Ela conheceu as palavras do Cristo por meio das palestras de João e nunca parou de estudá-las, pois acalentava seu coração e ainda muito jovem tornou-se seguidora dele.

Estima-se que aqui vivam aproximadamente 500 mil pessoas integrantes de povos ciganos distribuídos em pelo menos três etnias: Calon, Roma e Sinti.

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”