Quais os músculos que o Stiff trabalha?

Perguntado por: iAvila . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

O stiff é um exercício multiarticular (ou seja, que envolve mais de uma articulação e grupo muscular) aliado para trabalhar o core, além do posterior (parte de trás) de coxas e o bumbum.

MÚSCULOS AGONISTAS: ISQUIOTIBIAIS (Semitendíneo, Semimembranáceo e Porção Longa do Bíceps Femoral) E GLÚTEO MÁXIMO. MÚSCULOS SINERGISTAS: ERETORES DA COLUNA (iliocostal lombar; longuíssimo dorsal; multífidos; espinhal do tórax; semi-espinhal torácico; intertransversais; interespinhais e rotadores).

“Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente. O descanso é fundamental para a recuperação muscular e para evitar lesões” diz Gisele Santos, professora e consultora do Smart Fit Coach.

Outros benefícios associados à prática da série de stiff de duas a três vezes por semana são o fortalecimento dos músculos envolvidos na movimentação do exercício e a prevenção de lesões no quadril, na coxa e região lombar.

Para evitar dores comuns na região lombar, deve-se contrair bem a musculatura do abdômen e manter a coluna ereta durante todo o exercício. Aumente o peso gradativamente. Em conclusão esse é um excelente exercício que deve fazer parte, em algum momento do seu treinamento.

São os músculos isquiotibiais (ou posteriores da coxa). A Mesa Flexora é um dos melhores exercícios para trabalhar esses músculos dos membros inferiores fortalecendo a região, o que ajuda a evitar problemas nas articulações dos joelhos e quadril.

A Cadeira extensora e flexora é um aparelho da linha Biodelta com sistema de alavancas e pesos livres que permite os dois movimentos básicos do joelho. Na extensão ativa de forma completa os quatro feixes do quadríceps. Na flexão, ativa os posteriores da coxa.

Máquina Abdutora
É a cadeira em que você abre as pernas, empurrando o peso para fora e fortalecendo os músculos na parte lateral externa da coxa e quadril.

Durante a execução do stiff a única articulação envolvida que realiza trabalho dinâmico é a do quadril. Pois durante a fase excêntrica do movimento o indivíduo executada o movimento de flexão do quadril e já durante a fase concêntrica uma extensão.

O levantamento terra pede uma considerável flexão e extensão de joelhos, enquanto o stiff exige uma semiflexão de joelhos, sem movimentar a articulação dos mesmos.

“O agachamento sumô é um exercício que recruta de maneira bastante eficaz os músculos da parte de trás da coxa e também glúteos. Pode ser uma opção muito boa no treino de membros inferiores”.

Levantamento terra
Esse exercício é o oposto do stiff, ou seja, ao invés de descer a carga, deve-se levantar a carga até a altura do quadril, usando a musculatura da posterior da perna e dos glúteos, até a perna ficar esticada e, depois, voltar para a posição inicial.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo”, explica.

Como evoluir no Stiff
Devido ao isolamento deste exercício, a maioria dos atletas e treinadores devem realizar este movimento na faixa de repetições moderadas com cargas moderadas para maximizar a hipertrofia antes de entrar em técnicas mais avançadas de força e/ou velocidade.

Neste contexto, o stiff, que tem a carga nas mãos, tem um menor braço de momento de resistência do que o good morning, tendo em vista que a trajetória da carga é menor. Com isso, podemos concluir que o stiff tem um menor torque e necessita de menos produção de força do que o good morning.

O Core é um conjunto da musculatura que fica na região central do nosso corpo, responsável por estabelecer todo equilíbrio e centro gravitacional. A composição do Core envolve as áreas da lombar, quadril, pelve e abdômen.

6kg

A barra (sem carga adicional) possui 6kg.

A execução do Stiff com Halteres deve ser feita em pé, com o corpo ereto e com os pés posicionados lado a lado, com um alinhamento entre os pés a linha do quadril. É preciso segurar a barra com os braços estendidos.

O que é bom comer depois do treino? Iogurte, leite e ovo podem ser os representantes mais famosos quando falamos de proteínas, mas há uma série de outros alimentos ricos neste macronutriente, sabia? O clássico prato brasileiro arroz com feijão é uma fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA.

Outros tipos de exercícios podem ser inadequados, porque causam mais pressão nos ligamentos e nos discos da coluna vertebral, o que pode piorar a dor. Esse é o caso da corrida e de outras atividades que incluem saltos ou saltitos. No entanto, para quem tem dores muito intensas, é preciso procurar uma orientação médica.