Quais os motivos que podem acarretar a queima de um aparelho elétrico?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

oscilações no sinal, decorrente de variações abruptas de uso de outros equipamentos; mal contato de fios, muitas vezes por projeto elétrico mal realizado; oxidação em componentes dos aparelhos causados por defeitos de fábrica, por exemplo; descargas eletromagnéticas de raios que percorrem cabos de para-raios.

A primeira providência é entrar em contato com a concessionária de energia elétrica assim que constatar que algum aparelho parou de funcionar logo após chuvas muito fortes, muitos raios ou queda e oscilação de energia.

Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente. Então, o ideal é sempre conferir a voltagem correta do seu aparelho e da sua tomada antes de ligar, tá?

Os objetos que temos em casa também podem contribuir para a má energia do ambiente. Quando um eletrodoméstico quebra, e você sente que todo o resto começa a quebrar ou a ter problemas, são sinais de que tensão está alta e que o mal estar atingiu a todos naquele ambiente.

Caso algum eletrônico seja danificado pela queda de energia causada por um raio, o cliente tem alguns direitos, dentre eles, o ressarcimento, assegurado pela resolução 414/2010 da ANEEL, e pelo Código de Defesa do consumidor.

Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada. No modo stand by o consumo é menor, mas existente.

Você sabia que o Brasil é o líder mundial na incidência de raios por ano, principalmente nas estações mais quentes, como a primavera e o verão? É por isso que em dias de chuva com raios é preciso tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada, e essa é a única maneira de evitar possíveis aparelhos queimados.

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

Qualquer tipo de umidade, vapor ou mesmo calor excessivo podem desencadear, a médio e longo prazo, um processo de oxidação nos celulares.

Como fazer
O procedimento pode ser solicitado por telefone, pela internet (no site da concessionária) ou pessoalmente, nas agências de atendimento. “Caso a distribuidora não cumpra algum termo previsto, o cliente deve realizar uma reclamação na Ouvidoria da Aneel pelo telefone 167 ou pelo site www.aneel.gov.br.

A oxidação é um fenômeno químico comum nos aparelhos que sofrem danos em seus componentes internos devido a ação do tempo e, principalmente, o contato direto com a água. Assim, o cenário da oxidação de componentes dentro do smartphone é bastante comum na WSL tech e ainda gera muitas dúvidas nos clientes.

Caso a chave esteja em 110 e ligue em uma tomada de 220 a fonte vai queimar na hora, pois vai receber uma sobrecarga. Mas nem todos os aparelhos também tem esta chave, no caso do computador a fonte impede que a sobrecarga queime outros dispositivos como placas internas.

O principal motivo é a durabilidade e a segurança. Um equipamento de 110V ao ser ligado em uma rede 220V vai sofrer curto-circuito. Ou seja, o aparelho vai queimar, uma vez que ele não está preparado para receber a corrente elétrica dessa tensão.

Não, o aparelho eletrônico queimado não pode ser reparado antes da prévia análise da Distribuidora de Energia. Pois caso o aparelho seja consertado sem autorização da Distribuidora, ela estará isenta de qualquer responsabilidade de reparar o dano causado pela queda de energia.