Quais os motivos que levam a pessoa a perde o BPC?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Idosos e pessoas com deficiência têm direito ao benefício se o rendimento por pessoa da família (per capita) for de até um quarto do salário mínimo, o que dá R$ 303 neste ano. Se a renda aumentar, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode cortar o BPC.

Sim! Isso porque não existe nenhuma lei que impeça quem recebe BPC de ter bens em seu nome.

Tipo de Benefício do INSSPrazo
Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS)90 dias
Aposentadorias90 dias
Benefícios por Incapacidade (Aposentadoria por Invalidez e Auxílio-Doença)45 dias

Um dos requisitos obrigatórios para garantir a continuidade do pagamento do BPC-LOAS é o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que se manterá com a atualização de renda; esta que deverá ser feita ininterruptamente no limite de dois anos, com a ida do beneficiário ao CRAS (Centro de ...

Quem tem o BPC pode ter dinheiro guardado em conta-poupança? Sim, o Governo não impede que haja dinheiro guardado, o que o governo exige é que a família continue com o cadastro atualizado no CadÚnico e seja de baixa renda.

Quando o BPC está suspenso, significa que houve uma interrupção temporária no pagamento do benefício. Isso pode acontecer quando: O beneficiário não atualiza seu cadastro no prazo estabelecido pelo programa; Não comparece às avaliações médicas periódicas; ou.

recebendo mas ele se explica facilmente então né gente pode sim pode fazer o seu pics na Sem problema né você não vai perder o seu benefício por causa disso um abraço e até o nosso próximo vídeo.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

Casamento como Critério de Exclusão
Quando uma pessoa idosa beneficiária do BPC se casa, há uma mudança na composição familiar e renda. Sendo assim, isso pode impactar no cálculo da renda per capita e resultar na exclusão do beneficiário. É importante estar ciente dessa possibilidade ao tomar a decisão de se casar.

Mito 3: Quem recebe o BPC não pode casar
Contudo, esse impedimento é inexistente! Nenhuma lei estabelece isso. O que eu recomendo observar é que, assim como nos mitos anteriores, o que realmente está em jogo é o critério da renda exigido para a concessão do benefício.

É importante lembrar também que o BPC/LOAS não é um benefício vitalício e pode ser convocado para perícia do PENTE FINO, eventualmente, cada dois anos. Para isso, é necessário passar por uma avaliação da renda com assistente social e de uma perícia médica para avaliar o impedimento de longo prazo e condição de saúde.

A revisão compreende a avaliação social e a médico pericial, a avaliação social realizada por assistentes sociais do município ou do Estado, mediante a celebração de convênio com o Ministério Desenvolvimento Social, e a médica pericial por Médicos do Instituto Nacional do Seguro Social.

Quem recebe o benefício LOAS/BPC pode solicitar a troca por uma aposentadoria por idade, desde que preencha os requisitos exigidos para a aposentadoria. Para isso, é necessário que o beneficiário tenha contribuído para a Previdência Social por pelo menos 15 anos.

De acordo com o artigo 20, § 4º da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – nº 8.742/93, que regulamenta o benefício, quem recebe BPC não pode receber ao mesmo tempo, auxílio-maternidade, auxílio-doença, seguro-desemprego ou pensão por morte.

Conclusão. Os beneficiários do BPC/LOAS não têm direito ao 13° salário em 2023, diferente de outros benefícios assistenciais e previdenciários. Se você é beneficiário do BPC/LOAS, não deixe de acompanhar as informações do INSS para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações.

Quem recebe o BPC pode ter dinheiro em conta-corrente? Sim, inclusive, recebe o valor do benefício por meio de uma conta-corrente ou conta-poupança.

Boa Tarde, sim, a pessoa poderá ter uma conta bancária, o que pode suspender ou revogar o direito ao recebimento do BPC, é o requisito da renda mínima, ou seja, se nessa conta for recebido qualquer valor que ultrapasse o máximo previsto em lei é que pode ocorrer a suspensão, mas se não for o caso, não haverá problema.

Mas afinal, o que não entra na conta para o cálculo do BPC/LOAS?

  1. bolsa de estágio.
  2. bolsa como aprendiz.
  3. BPC de outro integrante da família.
  4. aposentadoria de até um salário-mínimo de outro membro da família.
  5. e benefícios ou auxílios temporários.

Nesse sentido, beneficiários desatualizados junto ao CadÚnico acabam com o BPC suspenso. Para reativar, entretanto, é necessário solicitar a reativação do pagamento do BPC pelo site ou aplicativo do Meu INSS ou por meio de um dos canais de atendimento do INSS, pelo telefone 135 ou em uma agência da Previdência Social.

Como é feita a composição do grupo familiar no BPC/LOAS? Já sabemos que duas pessoas idosas ou duas pessoas com deficiência na mesma família podem receber o BPC/LOAS.