Quais os motivos para o pioneirismo inglês?

Perguntado por: igonzaga6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas.

Uma das principais causas da Revolução Industrial se deu por meio do desenvolvimento da máquina a vapor, que funciona através do aproveitamento do vapor de água que é aquecida pelo carvão e que dessa forma, é capaz de gerar e produzir energia e depois transformá-la em uma força capaz de movimentar as máquinas.

Resposta verificada por especialistas
O pioneirismo inglês foi o modo como a Inglaterra se destacou durante o período da Revolução Industrial, se tornando o primeiro grande "coração produtivo" do mundo ocidental.

Portugal foi o primeiro país a empreender as Grandes Navegações no século XV. Entre os motivos apontados pelos historiadores para esse pioneirismo, podemos destacar: a centralização administrativa, os interesses dos grupos sociais, a ausência de guerras e a própria posição geográfica do país.

Resposta verificada por especialistas. A Inglaterra saiu na frente na revolução de suas indústrias, porque tinha uma organização comercial bem forte. Por ter uma burguesia bem rica, estes burgueses puderam financiar a evolução cada vez mais das maquinas de manufatura.

Outros fatores favoreciam a Inglaterra: a presença de mão de obra barata e de comerciantes empreendedores, a possibilidade de utilizar matéria-prima do próprio país e das colônias e, por fim, condições de continuar exportando (possuíam navios e tinham o controle de portos e rotas de comércio).

Resposta: Diversos fatores se combinaram para que os ingleses conseguissem instalar as primeiras fábricas, entre eles: o controle de colônias, que forneciam matérias-primas; o destaque para o comércio marítimo, que facilitava a compra e a venda de matérias-primas e produtos pelos ingleses; a prosperidade econômica que ...

A Primeira Revolução Industrial promoveu a transformação do setor de transportes mundial com base nas objetivações do capitalismo industrial.

Foi uma época marcada por um grande desenvolvimento tecnológico, tendo início na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII. Sua principal característica foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e o uso das máquinas no processo produtivo.

O objetivo da revolução industrial, era basicamente aumentar as rendas, tendo como exemplo a burguesia que enriquecia com suas atividades comerciais e também financeiras.

A Revolução Francesa, iniciada em 1789, com a queda da Bastilha, foi motivada pela desigualdade social, pela crise econômica e pela fome, sendo inspirada nos ideais do Iluminismo.

Resposta: A resposta correta é a alternativa d). Explicação: O pioneirismo inglês na Revolução Industrial é explicado pelos grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas petróleo; mão-de-obra estrangeira em abundancia; relações comerciais com o Brasil.

Eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.

O pioneirismo da Inglaterra no processo conhecido como Revolução Industrial deu-se a partir de uma junção de fatores, iniciados principalmente com as grandes transformações políticas sofridas por esse país ao longo do século XVII.