Quais os meses mais frios em Curitiba?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Meses mais frios: junho e julho; Meses mais secos: julho e agosto; Meses com mais chuva em Curitiba: de outubro a março.

Devido a sua distância em relação aos trópicos e a altitude é que Curitiba é conhecida por ser a capital mais fria do país. Por ser distante dos trópicos, durante o inverno, a incidência solar acaba sendo menor.

A cidade de Curitiba se prepara para receber a primeira onda de frio de 2023 a partir desta quinta-feira (20). As temperaturas devem ficar abaixo dos 8 graus, segundo informações do Simepar. A previsão é de que a máxima chegue a 17 graus e a mínima seja de apenas 8 graus.

As temperaturas mínimas diárias ficam por volta de 11 °C, raramente caindo abaixo de 5 °C ou ultrapassando 15 °C. O dia cuja temperatura mínima tem média mais baixa é 28 de julho, com 10 °C. Como referência, em 21 de janeiro, o dia mais quente do ano, em geral as temperaturas em Curitiba variam entre 18 °C e 26 °C.

A cidade tem um clima temperado e sua temperatura média durante os meses de inverno é de 18 °C, mas pode cair para 0 °C nos dias mais frios da estação. A geada ocorre com frequência, mas a neve é um fenômeno raro na cidade.

O outono tem início às 18h25 desta segunda-feira, 20 de março, e terminará às 11h58 de 21 de junho de 2023.

A estação fresca permanece por 2,9 meses, de 13 de maio a 10 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 21 °C. O mês mais frio do ano em Curitiba é julho, com a máxima de 10 °C e mínima de 19 °C, em média.

Alto Boqueirao

Aqui no Alto Boqueirao, também é um gelo, muito vento.

Urupema

Assim, a cidade mais fria do Brasil é Urupema, na Serra Catarinense, com uma temperatura média anual de 8ºC.

Curitiba registra menor temperatura do ano e cidade no Paraná chega a 0,3º C. Os termômetros do Simepar – Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná registraram 8,8º C em Curitiba na madrugada dessa sexta-feira (dia 21). Essa é a menor temperatura de 2023. Não houve registro de geada na cidade.

Muitas frentes frias vão chegar ao Brasil no decorrer do inverno de 2023, mas só poucas virão com ar frio polar suficientemente forte para penetrar pelo interior do país e esfriar o Centro-Oeste e o interior do Sudeste.

23 de setembro, às 3h50

O inverno no Hemisfério Sul começa no dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina no dia 23 de setembro, às 3h50 (horário de Brasília).

Última atualização em 26 de abril de 2023 às, 19h54. Prepare o chocolate quente, o cachecol e o cobertor: o inverno começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho de 2023, às 11h58.

Segundo pesquisas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em Abril de 2023 a cesta básica em Curitiba custou R$ 694,05, apresentando um aumento de 2,10% na comparação com Março de 2023. Este valor é o nono maior entre as 17 cidades onde o DIEESE realiza a pesquisa.

Curitiba é uma das capitais brasileiras com os melhores indicadores de qualidade de vida. E não é de hoje! A cidade segue em constante desenvolvimento, por isso está na lista dos lugares mais desejados por quem procura um novo local para viver.

O inverno no Sul será de chuvas e temperaturas acima da média histórica para a região. Deve chover mais entre o extremo sul do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, além de todo Estado do Paraná. Já as temperaturas ficam um pouco acima da média entre o Paraná e o leste de Santa Catarina.

As cidades recordistas foram Cornélio Procópio (35,1°C), Santo Antônio da Platina (34.7°C), Londrina (35°C) e Paranavaí (37,4°C) – as duas últimas com recordes registrados não apenas no ano, mas desde 1997, para o mês de agosto.

As cidades mais quentes do Paraná

  • Paranavaí Localizada no Noroeste do estado, Paranavaí registra uma temperatura média anual de 24ºC. ...
  • Querência do Norte. A média anual em Querência do Norte é de 24ºC. ...
  • Loanda. A temperatura média em Loanda é de 24ºC. ...
  • Santa Helena. A média em Santa Helena, no Oeste, é de 23ºC. ...
  • Cambará

Então, para não passar frio nem calor, uma boa dica é apostar em roupas quentinhas e não tão pesadas, assim como saia longa para as mulheres, que deixam as pernas protegidas, e camisa de manga longa ou meia manga. Se ainda assim sentir frio, jogue um blazer ou jaqueta jeans por cima.