Quais os medicamentos que podem causar edema pulmonar?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O consumo de algumas drogas, como heroína ou cocaína podem provocar uma intensa inflamação pulmonar, causando aumento da permeabilidade dos vasos e consequente edema pulmonar agudo. A intoxicação por Aspirina (AAS) também pode levar a um quadro de edema agudo do pulmão.

Além da aspirina, os Anti-inflamatórios não esteroides (AINES) como piroxicam, diclofenaco, naproxeno e ibuprofeno podem aumentar a broncoconstrição (quando a musculatura lisa presente na parede brônquica se contrai, levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas).

A nitroglicerina é usada no tratamento do edema pulmonar para reduzir a pressão de sangue que entra no coração. O nitroprussiato é usado no tratamento do edema pulmonar para diminuir a pressão de sangue que sai do coração.

Os medicamentos trombolíticos (“que destroem coágulos”), como alteplase (tPA), quebram e dissolvem coágulos de sangue. Como estes medicamentos podem causar sangramento perigoso ou fatal, em geral eles só são usados em pessoas correndo risco de morte devido à embolia pulmonar.

Gengibre tem ação anti-inflamatória e ajuda a limpar as vias respiratórias. Além de ter uma forte ação termogênica, auxiliando na perda de peso, o gengibre se destaca por limpar as vias respiratórias, sendo indicado para quem tem asma, por exemplo, e também evita o surgimento de possíveis infecções.

Sim você pode tomar a dipirona, se trata de um excelente analgésico. Evite os anti-inflamatórios. Dipirona é uma medicação analgésica e antitérmica, frequentemente usada para combater a sensação de dor, e febre. Não há problema em usar para esses casos, só que essa medicação não trata a causa desses sintomas.

Exercícios aeróbicos como, caminhada e corrida são indicados para quem sofre de rinite, asma e bronquite. Quem sofre com complicações respiratórias como rinite, asma e bronquite, podem ter os sintomas aliviados com a prática de exercícios físicos.

Se você sente falta de ar, acorda várias vezes durante o sono e desconfia que pode ser apneia, procure logo um médico cardiologista! Pois apenas com ajuda de um especialista, que acerte na busca pelo diagnóstico, será possível identificar o melhor tratamento para cada perfil de paciente.

Insuficiência cardíaca
A ortopneia é a sensação de falta de ar que surge quando a pessoa se deita e que melhora quando a pessoa se senta. A dispneia paroxística noturna é um quadro repentino de dispneia, frequentemente assustador, que acontece durante o sono.

O diagnóstico é feito principalmente por meio do raio-X de tórax associado à análise dos sintomas apresentados pela pessoa, que podem surgir repentinamente ou a longo prazo.

Aos solicitantes deve ser orientado que estimule o repouso absoluto do paciente em posição sentado e, se possível, com os membros inferiores pendentes, diminuindo, assim, o retorno venoso. Deve-se solicitar também o afrouxamento das vestes e que não seja realizada nenhuma ingestão oral. repetida a cada 05 minutos.

O tratamento para que eliminar o edema deve ser de acordo com a condição que o causou. Nos casos mais leves, é indicado repouso, redução da ingestão de sal na alimentação e também massagem na região afetada, para ajudar a drenar o líquido que está em excesso, até que o de edema desapareça.

Fisioterapia para água no pulmão
Dessa forma, o pneumologista pode recomendar algumas sessões de fisioterapia respiratória para melhorar a capacidade do pulmão e fortalecer os músculos respiratórios, através de exercícios indicados por um fisioterapeuta.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Monitorização dos sinais vitais; administração de oxigenoterapia e de medicações (opiáceos, diuréticos e digitálicos); Manutenção de via venosa pérvia com gotejamento mínimo, evitando sobrecarga volêmica; Monitorização do fluxo urinário.

A principal causa do edema pulmonar é a insuficiência cardíaca, que favorece o acúmulo de sangue nos vasos capilares dos pulmões e, consequentemente, o aumento da pressão sanguínea dentro deles.

A cura para água no pulmão é tratar a sua causa, afirma o Dr. Carlos Jardim – logo, há um tratamento específico a depender do que levou ao quadro. Mas, no caso de água no pulmão devido a pneumonia, a infecção no pulmão é que deve ser tratada.

A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.

Embolia pulmonar - sintomas
Dor torácica (dor nas costas) - a dor pode ser semelhante a um enfarte (ataque cardíaco). As dores agravam quando se respira profundamente (pleuresia). A dor agrava com o esforço, mas não desaparece mesmo em repouso; Tosse - a tosse pode ser com expetoração hemoptoica (hemoptises).