Quais os medicamentos mais usados para hipertensão?

Perguntado por: dsantana2 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Isoladamente, os fármacos específicos mais utilizados para o tratamento da hipertensão foram, em ordem decrescente de uso: hidroclorotiazida, losartana, captopril, enalapril, atenolol e anlodipino, que corresponderam a, aproximadamente, 81,0% de todos os fármacos declarados (Tabela 3).

Os principais representantes são Captopril, Enalapril, Lisinopril e Ramipril.

Nesses dois estudos clínicos controlados em pacientes com insuficiência cardíaca, losartana potássica em geral foi bem tolerado e seu perfil de tolerabilidade foi superior ao do captopril, conforme avaliado pela incidência significativamente mais baixa de descontinuações por efeitos adversos e incidência ...

A clortalidona vem sendo favorecida em relação à hidroclorotiazida, pois é mais potente na redução da pressão arterial, tem a meia vida mais longa e foi a droga utilizada na maioria dos estudos onde foi demonstrada diminuição de eventos cardiovasculares com diuréticos tiazídicos (incluindo o ALLHAT).

Qual remédio substitui o losartana? A telmisartana, a valsartana e a candesartana são os fármacos mais prescritos para substituir a losartana. Eles pertencem à mesma classe farmacêutica, conhecida como bloqueadores de receptores de angiotensina.

Entre os BCC, os diidropiridínicos de longa duração são os preferidos para a terapia de idosos hipertensos. São anti-hi- pertensivos eficazes, com comprovada eficácia na hipertensão sistólica isolada10.

CONCLUSÃO: Enalapril tem efeitos semelhantes aos losartan sobre a pressão arterial sistêmica, função renal e UA soro em pacientes com DRC, mas carrega um risco maior de tosse seca. Estudos maiores são necessários para avaliar os efeitos desses medicamentos sobre os resultados clínicos.

A dose inicial usual é de 50 mg de losartana uma vez por dia. Se a meta para a pressão arterial não for atingida com 50 mg de losartana, seu médico poderá prescrever uma combinação de losartana e baixa dose de hidroclorotiazida (12,5 mg).

É possível que a losartana provoque alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são tontura, dor de cabeça, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, cansaço, hipoglicemia e vertigens.

Isordil 5mg Com 30 Comprimidos Sublingual.

Embora as pessoas que estão começando o tratamento para a hipertensão possam se beneficiar igualmente de qualquer um desses medicamentos, o estudo recente relata que os ARBs podem ter menos efeitos colaterais relacionados aos medicamentos do que os inibidores da ECA.

Losartana: nomes comerciais
Aqui, vale ressaltar o medicamento de referência (ou seja, o “original” ou pioneiro em sua forma de atuação): o Cozaar, do laboratório Merck Sharp & Dohme, que também é o mais famoso dos nomes comerciais da losartana.

Tratamento

  1. Redução de peso.
  2. Iniciar exercícios físicos.
  3. Abandonar cigarro.
  4. Reduzir o consumo de álcool.
  5. Reduzir consumo de sal.
  6. Reduzir consumo de gordura saturada.
  7. Aumentar consumo de frutas e vegetais.

No entanto, atenolol média reduzida noturna ambulatoriais de pressão arterial sistólica e diastólica de forma mais eficaz do que o enalapril, amlodipina, ou losartan (mas não a hidroclorotiazida).

Essa ação pode variar de 6 a 24 horas.

A dose diária máxima recomendada é de 100 mg, que pode ser administrada 1 ou 2 vezes por dia. Nos pacientes com insuficiência cardíaca, a dose máxima pode ir até 150 mg por dia, caso o paciente tolere.

Hidroclorotiazida é destinado ao tratamento da hipertensão arterial, quer isoladamente ou em associação com outros fármacos anti-hipertensivos. Pode ser ainda utilizado no tratamento dos edemas associados com insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e com a terapia por corticosteroides ou estrógenos.