Quais os materiais utilizados no isolamento dos cabos e fios elétricos?

Perguntado por: azagalo5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Importância da isolação para condutores elétricos: Conheça os principais materiais.

  • EPR. A borracha etileno-propileno, também conhecida como EPR, possui uma rigidez dielétrica única e uma grande flexibilidade ao produto final. ...
  • HERP. ...
  • PVC. ...
  • XLPE. ...
  • Encontre os melhores tipos de isolação para cabos elétricos.

O ar, a porcelana, o vidro, o plástico e a borracha são alguns exemplos de bons isoladores.

A eletricidade tende a não percorrer no interior de materiais isolantes elétricos, isso porque, ao contrário dos condutores eles possuem poucos elétrons livres e estes resistem ao fluxo de corrente elétrica. A função do material isolante é fazer com que a eletricidade percorra, sem escapar para outros lugares.

E então, o que são isolantes elétricos? São materiais que resistem a altas cargas de energia elétrica. Isso porque, tem baixa quantidade de elétrons livres à temperatura ambiente.

Existem diversos tipos de isolação de cabos, mas hoje falaremos das 3 mais conhecidas: Isolação em PVC: feita com base de Policloreto de Vinila. Isolação em EPR: feita com base de Etileno Propileno. Isolação em XLPE: feita com base de Polietileno Reticulado.

O isolador elétrico é um equipamento que assegura o isolamento dos condutores entre si e a terra, e são responsáveis pelos esforços mecânicos de sustentação e fixação dos cabos e fios.

Os isoladores possuem papel essencial nas instalações elétricas. Eles garantem a segurança e é imprescindível sua instalação e funcionamento corretos. Cada local requer um tipo de isolador. As resistências elétricas variam e é ideal o estudo, para que cumpra a sua funcionalidade principal: isolar.

Sua função é prevenir os efeitos adversos da luz transmitida para trás no caminho óptico devido a várias razões na fonte de luz e no sistema óptico de caminho.

Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que respeita à passagem de corrente elétrica. Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons ou íons, os isolantes dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade.

Isolador Tipo Pilar
São aplicados em cruzetas (madeira, concreto, aço ou outras) ou diretamente no poste. Para permitir a fixação dos condutores, com laços pré-formados ou outro tipo de amarração, os isoladores tipo pilar possuem um pescoço lateral e um entalhe superior ou uma ferragem superior tipo grampo.

Os Isoladores Poliméricos, são fabricados para utilização em ancoragem ou suspensão de redes de distribuição de energia elétrica, substituindo as convencionais cadeias de porcelana ou vidro.

Alguns materiais que podem ser considerados dessa categoria são: silicone, vidro (cerâmicas), plástico (resinas), borracha e óleo. Esses isolantes de eletricidade possuem alta resistência ao fluxo de cargas e, por isso, são utilizados para fazer a cobertura de fios e cabos elétricos de cobre.

Os condutores são partículas elétricas que se movimentam com facilidade, o oposto do que acontece com os isolantes. Condutores são partículas elétricas existentes num corpo capazes de se movimentar com grande facilidade, como, por exemplo, nos metais e no corpo humano.

A conclusão esperada nesta aula é que “os materiais que deixam passar corrente elétrica são bons condutores e possuem cargas elétricas livres, como o cobre e o ferro. E os que não permitem a passagem da corrente elétrica possuem poucas cargas livres, por exemplo, a borracha, o isopor e o plástico.”

Os isolantes elétricos são utilizados principalmente para impedir curtos-circuitos entre materiais eletricamente carregados e choques em usuários, ou seja, eles são usados para impedir que a corrente elétrica passe de um elemento para outro – fios, corpos e/ou componentes elétricos.

Alguns exemplos de condutores são a prata, o ouro, o aço e o alumínio.

Tipos de isolações: Básica: aplicada às partes vivas para assegurar um mínimo de proteção. Ex: Isolação com fita isolante. Suplementar: destinada a assegurar a proteção contra choques elétricos no caso de falha da isolação básica.