Quais os males que o lítio pode causar?

Perguntado por: igoncalves5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os efeitos colaterais do Lítio

  • Aumento da sede.
  • Aumento da excreção urinária.
  • Sensação de enjoo ou náusea.
  • Dores ligeiras do estômago.
  • Ligeiro tremor das mãos.
  • Sonolência ligeira.
  • Enfraquecimento muscular ligeiro.
  • Diminuição da capacidade ou interesse sexual.

O efeito adverso mais comum é o diabetes insi- pidus nefrogênico, que acomete de 20%-40% dos pacientes semanas após o início do tratamento.

Vários mecanismos podem explicar a ligação de lítio e ganho de peso: sua propriedade semelhante a insulina em aumentar a captação de glicose, aumento da sede, estimulação dos centros hipotalâmicos do apetite, e a indução de hipotireoidismo.

Cuidados devem ser tomados quando da associação do lítio com fenilbutazona, diuréticos como hidroclorotiazida, ou inibidores da ECA, pois a perda de sódio pode diminuir a depuração renal do lítio, aumentando a sua concentração plasmática a níveis tóxicos.

Se for anti-inflamatório não esteroidal deve ser usado com cautela, pois se usado pode aumentar os níveis no sangue do lítio. Por isso, quando usado deve-se monitorar o nivel do lítio no sangue.

Pode-se beber álcool, enquanto toma Lítio? A ingestão de álcool em excesso aumenta a perda de água e sal no organismo e ambas as perdas podem ter efeitos prejudiciais no tratamento com LÍTIO. É melhor aconselhar-se sobre este assunto junto do seu médico.

Mudanças bruscas e incompreensíveis no humor
As mudanças no humor são as mais características do transtorno e podem ocorrer com frequência ou não, variando na intensidade e nos episódios. Por isso, essas mudanças são extremas e bruscas, sem motivo aparente ou justificável.

Para pessoas que tem indicação, o lítio promove o crescimento neuronal, modula o sistema imune de forma positiva e impede que pacientes tenha episódios maníacos e depressivos. Como qualquer medicação, o paciente teve ser consultas com medico, no máximo de 90-90 dias.

O lítio é eficaz nos episódios de mania (euforia) e depressivos, na prevenção de novos episódios e tentativas de suicídio. “O lítio é a droga que melhor trata o transtorno bipolar e portanto compreender o seu mecanismo de ação é especialmente relevante para entender a doença”, afirma Sousa.

O litio deve ser monitorado e se manter numa faixa ideal de concentração no sangue (0.6-1.2). Caso haja níveis elavados para tolerancia do organismo, ha possibilidade de tremores, desequilíbrio, sedação, nauseas, diarreia, espasmos musculares, torpor e ate como em casos extremos.

O lítio é indicado no tratamento para o tratamento e controle de episódios de mania no transtorno bipolar, na prevenção da mania ou da fase depressiva e no tratamento de hiperatividade psicomotora.

É necessário fazer exames para determinar o nível de lítio na corrente sanguínea. Se esse nível for superior a 2 mEq/L, pode ser necessário hemodiálise para remover o lítio do organismo.

E possível emagrece tomando litio? Sim, se fizer uma dieta adequada e, quando possível, exercícios físicos.

O ganho de peso é efeito colateral importante dos principais estabilizadores de humor. O tratamento crônico com lítio está associado a aumento de peso, chegando a mais de 10 kg em 20% dos pacientes4.