Quais os males que o ginkgo biloba pode causar?

Perguntado por: epires . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, cefaleias e reações alérgicas cutâneas (hiperemia, edema e prurido) (GARCIA, 1998). Também foram relatados enjoos, palpitações, hemorragias e hipotensão (BLUMENTHAL, 1987).

Riscos do consumo em excesso. O excesso de ginkgo biloba leva a piora dos efeitos colaterais, que são dores de cabeça, enjoos e gastrite. Também podem ocorrer diarreias e alteração da coagulação do sangue a ponto de causar sangramento, mas isto só em doses excessivas.

Pode ajudar no controle do estresse e ansiedade: o suplemento de ginkgo biloba tem mostrado sinais de que pode ajudar a combater problemas renais, dores de cabeça e até mesmo crises de estresse e ansiedade.

Ervas que protegem o coração: Ginkgo biloba reduz dano da isquemia. O mecanismo por trás das propriedades cardioprotetoras dos extratos de Gingko biloba pode gerar um novo tratamento à base de plantas para distúrbios relacionados ao coração.

Controla a pressão arterial: O ginkgo biloba estimula a produção do óxido nítrico que tem ação vasodilatadora e assim é benéfico para quem possui pressão alta.

O chá de Ginkgo biloba pode ser usado para combater a tontura ou a perda do equilíbrio causadas pela labirintite, pois esta planta melhora a circulação sanguínea dentro do ouvido, ajudando também a combater o zumbido.

Além de não usarmos mais Ginkgo biloba devemos lembrar de seus efeitos colaterais importantes como sangramento abundante se você realizar uma cirurgia de urgência. Existem relatos da necessidade de suspender por até 14 dias antes o medicamento para fazer cirurgias com segurança.

Por quanto tempo posso tomar Ginkgo Biloba
Não existe um tempo máximo estabelecido para o uso da Ginkgo Biloba. Existe um tempo mínimo de uso para avaliar efetividade de pelo menos 60 dias.

Efeitos colaterais
Esse cuidado existe porque, ao dilatar os vasos sanguíneos, a ginkgo pode provocar enxaqueca e aumentar a sensibilidade da pele, causando alergias. Esse problema é maior nas cápsulas de pó macerado e nas folhas para chá, vendidas em lojas de produtos naturais.

Geralmente leva em torno de um mês para o paciente perceber alguma melhora. Mas não são todos os pacientes que melhoram. Geralmente faço tratamentos de 3 meses, mas é importante acompanhar o paciente de perto. Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

A ingestão de Ginkgo biloba deve ser feita pela manhã, no meio do dia e à noite (nos casos em que a posologia é de 8 (oito) em 8 (oito) horas), ou pela manhã e à noite (nos casos em que a posologia é de 12 (doze) em 12 (doze) horas). Ginkgo biloba pode ser administrado junto às refeições.

Olá! A gingko biloba é conhecida por aumentar o risco de sangramentos. Não é recomendado seu uso em conjunto com anticoagulantes justamente por essa causa. Procure um Cirurgião Vascular para conversar melhor sobre essa possível interação.

Sim. O consumo regular de Ginkgo Biloba pode ajudar no processo de emagrecimento, sendo muito favorável para as pessoas que apontam ter dificuldade em perder peso. Dito isso, é interessante compreender como que o consumo da planta ajuda a conquistar a perda de peso de forma saudável.

O extrato de Ginkgo biloba 761 apresentou eficácia, segurança e tolerabilidade satisfatórias no controle do zumbido quando administrado na posologia de 120mg duas vezes ao dia.

O excesso de ginkgo biloba leva a piora dos efeitos colaterais, que são dores de cabeça, enjoos e gastrite. Também podem ocorrer diarreias e alteração da coagulação do sangue a ponto de causar sangramento, mas isto só em doses excessivas.

Se utilizado com cautela, sua ação fitoterápica pode ajudar desde pacientes com diabetes até na função cognitiva, auxiliando na memória. Mas é preciso ressaltar que seu uso precisa de acompanhamento nutricional, já que o extrato pode causar efeitos adversos e variados no organismo.

O ginkgo pode interferir com anticoagulantes orais, antiplaquetários e com fármacos metabolizados pelo sistema P450-CYP3A4. O ginseng pode interagir com antidepressivos inibidores da monoamino oxidase, anticoagulantes orais, anti-hipertensivos, e contraceptivos à base de estrogênios.

É possível que a losartana provoque alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são tontura, dor de cabeça, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, cansaço, hipoglicemia e vertigens.

Não existe um tempo máximo estabelecido para o uso da Ginkgo Biloba. Existe um tempo mínimo de uso para avaliar efetividade de pelo menos 60 dias sugerido pelos estudos de zumbido, mas mesmo assim devendo levar em consideração o paciente que está se tratando.