Quais os males que a chia pode causar?

Perguntado por: icrespo4 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

O excesso no consumo de chia pode ser um problema para a saúde intestinal, especialmente em casos de doenças como a constipação. Sugere-se ainda que, ao optar por comer a semente, seja feita uma hidratação alternada com copos de água.

A chia é uma sementinha que é fonte de ômega 3 e ferro e contém fibras, que contribuem para a regulação do trânsito intestinal.

Se você ainda não está convencido, saiba que a chia previne o envelhecimento precoce, afasta doenças cardíacas, controla e previne diabetes, fortalece a imunidade e ajuda a prevenir o câncer. Por conter cálcio, ela também colabora para manter os ossos e dentes mais saudáveis.

Ela é uma boa opção para reduzir a fome e o índice glicêmico da refeição que vem logo a seguir, mas você consegue este mesmo efeito com outras coisas. Como nutricionista, eu recomendo sempre o consumo de uma salada antes da refeição principal.

Chia é um alimento proteico e pode ajudar a aumentar o risco de formação de cálculos renais de sais de cálcio. Se você tem propensão ou já teve pedras urinárias aconselho a consultar um nefrologista. No entanto, o fato de aumentar o risco não quer dizer que você não possa consumir de uma forma equilibrada.

Isso mesmo. “A melhor forma de consumo é a chia hidratada. Isso porque, assim como os grãos, as sementes secas possuem substâncias antinutricionais que, a longo prazo, podem ser ruins para o corpo. Deixá-la de molho (na água) despreza essas substâncias”, afirma Luanna.

Mas você sabia que é preciso hidratar a chia antes de seu consumo? Assim como os grãos as sementes também possuem substâncias antinutricionais, que a médio e longo prazo são nocivas, já que bloqueiam a adequada absorção dos nutrientes.

Controlam o colesterol e a saúde cardiovascular: o ômega 3 e o ômega 6 têm papel antiinflamatório no organismo e controlam o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares. Além disso, o óleo de chia e de linhaça são as melhores fontes de ômega 3 para pessoas que, por algum motivo, não consomem peixes e frutos do mar.

Chia, linhaça e semente de girassol, ricas em ômega 3, são algumas das sementes que auxiliam na prevenção e no combate à hipertensão, doença crônica silenciosa que pode ter consequências graves e levar à morte por ocorrência de infarto ou derrame.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Apenas a semente é o suficiente para emagrecer: Mito!
É claro, a semente de chia ajuda bastante nesse sentido. O consumo diário deve ser baixo: Verdade! O ideal é não consumir mais de 10g de chia por dia, cerca de 1 colher de sopa da semente, que pode ser adicionada a sucos, sopas, iogurtes e outros alimentos.

Assim como a chia, a linhaça também atua como um agente antioxidante e renovador celular. E por ter muita fibra, a linhaça ajuda as pessoas que sofrem com a prisão de ventre, ou seja, faz bem para o intestino. Especialistas costumam recomendar o consumo de uma colher de sopa de linhaça por dia.

Para se obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de sementes de chia em um copo com água, deixando descansar por cerca de 15 minutos e beber 20 minutos antes do almoço ou do jantar. Pode-se também adicionar o suco de meio limão e cubos de gelo nesta mistura para dar mais sabor.

Além disso, a chia é um carboidrato, e apesar de conter fibras, sem consumida em excesso, pode levar ao aumento de peso, constipação intestinal (principalmente se o indivíduo não tomar quantidade suficiente de água) e pode levar a desconfortos gástricos uma vez que retarda a saída dos alimentos do estômago.

30 minutos

Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de semente e deixe de molho por 30 minutos. A semente fica com uma consistência de gel. Você pode acrescentar a chia já hidratada a iogurtes e às receitas a seguir.

Do café da manhã ao jantar: aprenda a incluir a chia em todas as suas refeições

  • Café da manhã: chia é ótima para a primeira refeição do dia por melhorar a digestão. ...
  • Lanche: fibras presentes na semente aumentam a sensação de saciedade. ...
  • Almoço/Jantar: chia é um ótimo acompanhamento para carnes.

Assim, alguns nutricionistas recomendam o consumo de uma ou duas colheres de sopa de chia por dia, podendo ser à noite ou adicionada às outras refeições.

As sementes como a quinoa e a chia, bem como as leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha…) são fontes de substâncias que sintetizam o colágeno.