Quais os malefícios do alho poró?

Perguntado por: omelo3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quais os benefícios do alho-poró para a saúde?

  • Fonte de nutrientes importantes. ...
  • Alto teor de fibras. ...
  • Rico em antioxidantes. ...
  • Poder diurético. ...
  • Atua na saúde dos olhos. ...
  • Reforço na imunidade. ...
  • Poder anti-inflamatório.

O alho-poró faz parte do grupo de alimentos com alto teor dessas substâncias e pode ser incluído na sua dieta diária.

Com sabor delicado e levemente adocicado, o alho-poró pode ser cozido, refogado, assado, salteado ou grelhado. Seu cozimento ideal é “al dente”, para não perder a textura e o sabor. Você pode usar o alho-poró no recheio de quiches, tortas e salgados.

Mesmo com todos os benefícios do alho cru, há algumas restrições para essa forma de consumo. Segundo Carolina, pessoas que sofrem da Síndrome de Intestino Irritável (SII) ou de qualquer distúrbio digestivo devem evitar o alimento in natura.

Além disso, o alho poró é rico em potássio. O consumo regular deste composto é comprovadamente eficaz na redução da pressão arterial elevada.

Um onipresente ingrediente da culinária brasileira tem ganhado cada vez mais espaço no rol de indicações dos médicos. Pesquisas comprovam que os efeitos benéficos do alho para a saúde vão além da redução do colesterol e da prevenção de ataques cardíacos: ele tem propriedades bactericida, antifúngica e antivirótica.

O alho contém polióis e alguns sacarídeos que são muito pouco absorvidos pelo nosso trato intestinal. Em consequência, essas substâncias atraem moléculas de água para o intestino e são fermentadas pelas bactérias, gerando os gases responsáveis pelo inchaço.

O alho te ajuda a manter a pressão controlada
A presença da alicina também é capaz de controlar a pressão sanguínea. Além disso, o alho possui propriedades que reduzem as formações de coágulo na corrente sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares.

As raízes vão para o lixo, as folhas você pode usar para dar sabor à caldos e sopas e a parte branca é o que se usa na maioria dos pratos, geralmente cortada em anéis, assim: Confira aqui a receita de filé suíno com molho de alho-poró.

Cortado em tiras finas no sentido do comprimento, o alho-poró cru fica perfeito para compor saladas estilosas.

A parte branca do alho-poró possui um sabor mais suave e, por isso, é mais utilizada nas cozinhas da França e do Japão. Já as folhas verdes são mais utilizadas para fazer sopas. Ele é rico em vitamina C, minerais, cálcio e fibras e tem apenas 15 calorias.

Alho-poró é rico em vitamina A e C, faz bem para os olhos, imunidade, entre outros benefícios

  • Alto teor de nutrientes. 1.2.
  • Possui antioxidantes. 1.3.
  • Reduz a inflamação e faz bem para o coração. 1.4.
  • Pode ajudar na perda de peso. 1.5.
  • Faz bem para a digestão. 1.6.

O extrato de alho também está na lista do que é bom para gastrite, especialmente se a causa da doença for a infecção por H. pylori, pois o alho tem ação antibacteriana.

Auxilia no processo de emagrecimento
Isso ocorre pelo aumento da sensação de saciedade, reduzindo, assim, a ingestão alimentar. Além disso, estudos mostram que o alho-poró contém uma substância chamada de inulina, um tipo de fibra alimentar que ajuda a regular os níveis de hormônios que controlam o apetite.

Pesquisas indicam que o consumo regular do alho pode contribuir para a redução da pressão arterial, podendo ser útil a muitas pessoas com hipertensão.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

A ingestão diária de frutas e hortaliças traz a melhora do quadro de hiperglicemia existente no indivíduo diabético, dentre elas encontra-se o alho. Botanicamente reconhecido como componente da família Liliácea e oriundo da Europa, o alho (Allium sativum L.)

Vegetais sem amido
Além disso, ajudam a manter o nível de glicose equilibrado, por ter baixo índice glicêmico, sendo uma boa pedida para quem tem diabetes. Por exemplo, podemos incluir nessa lista: brócolis, couve-flor, folhas verdes, pimenta, cebola, alho-poró, vagem, pepino.

Na verdade, o principal alimento a ser evitado por quem tem pressão alta é o sódio, mineral presente em quase metade da composição do sal. Para diminuir o consumo deste tempero, aposte em algumas outras opções, por exemplo: manjericão, orégano, sal marinho, cominho, açafrão e outras ervas e temperos naturais.