Quais os malefícios da lentilha?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Pode causar desconforto em quem tem doenças intestinais: Maiara menciona que quem sofre de doenças intestinais, como a do síndrome do intestino irritável, pode sentir desconforto ao consumir carboidratos de difícil digestão, como a lentilha.

A lentilha é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro. Ela também é rica em fibras o que ajuda no bom funcionamento do trato digestivo e pode contribuir positivamente para a perda de peso.

Alimentação Saudável
Embora o feijão seja um alimento menos calórico, a lentilha apresenta mais nutrientes, o que no final das contas pode ser uma ótima forma de compensação.

No entanto, por também conter carboidratos, a lentilha favorece a produção de gases e isso pode provocar inchaço em algumas pessoas que, às vezes, é confundido com ganho de peso. Na verdade, a lentilha não engorda, mas precisa ser consumida com moderação. Uma boa medida são três colheres de sopa de lentilhas por dia.

3 à 4 vezes

De acordo com Cristiane Coronel, o consumo recomendado da lentilha, deve variar entre 3 à 4 vezes por semana, em uma porção média de 80 à 100g (uma concha média), substituindo outras leguminosas, como os feijões, ervilhas ou grão-de-bico.

Não deixe as lentilhas de molho
O processo de limpeza dos grãos é importante, mas não é preciso deixá-los de molho assim como o feijão. Se a lentilha ficar de molho antes de seu cozimento, o grão ficará muito mole e pode até desmanchar.

Por isso, antes de cozinhar a lentilha, é preciso deixar de molho por 12 horas (no mínimo), com o objetivo de reduzir todos os antinutrientes e alguns resíduos de sujeira.

Cozinhar a lentilha é uma das melhores formas de incluir o alimento na alimentação diária. Depois de cozida, você pode acrescentar a leguminosa no arroz, nas saladas e em diversos tipos de receitas.

O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

Comer apenas uma porção diária de leguminosas como feijão, grão de bico, lentilhas ou ervilhas é possível reduzir significativamente o mau colesterol e o risco de doenças do coração, relatou um novo estudo.

vagem

Graças às suas propriedades, a vagem também merece um lugar na lista de alimentos que substituem o feijão. Afinal, é rica em ácido fólico, ajudando a evitar doenças cardiovasculares por reduzir as taxas de gordura nos vasos e a pressão arterial.

Por exemplo, 75 gramas de lentilhas contêm a mesma quantidade de proteínas que 100g de carne vermelha.

Conheça as melhores leguminosas

  • Soja. A soja é a leguminosa mais cultivada e utilizada em todo o mundo e, a nível nutricional, é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, iodo e potássio. ...
  • Ervilhas. Sabia que existem mais de 200 variedades de ervilhas? ...
  • Feijão. ...
  • Tremoço. ...
  • Lentilhas.

Aminoácidos como a leucina, encontrado nas carnes magras e castanha do Pará, E a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão de bico também fortalecem as enzimas limpadoras e ajudam a regenerar o fígado.

As leguminosas são excelentes alternativas de alimentos os diabéticos pois, são ricas em fibras, que por sua vez ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Elas ainda são boas fontes de proteína. Poderá comer feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha. O recomendado é ingerir até duas porções diárias.

A tradição italiana diz que consumir esse alimento logo que o relógio marca meia-noite é sinônimo de fartura para o ano todo. A origem desse conceito é incerta, mas em muitas culturas o formato de moeda das lentilhas é associado ao sucesso financeiro.