Quais os maiores custos de uma obra?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

O maior custo de uma obra está sempre interligado em três fatores: construção, equipamentos e serviços, essas são as categorias que você precisa ter uma atenção maior quando for realizar seus orçamentos.

Normalmente os custos diretos são os gastos com materiais de construção, mão de obra, serviço e aluguel de equipamentos. Os custos diretos representam de 70 a 90% do gasto total da obra. Por isso, você deve ter uma atenção especial na hora de orçar estas despesas.

Mão de obra é o que mais encarece o metro quadrado.

Construção a seco
Inclusive, o uso de água é quase nulo. Além disso, é considerado um dos sistemas construtivos mais barato justamente por conta da sua praticidade.

1900,00 / m² Obra cinza é um termo utilizado na construção civil para se referir à etapa inicial da construção de um edifício ou outra estrutura, na qual é feita a instalação das fundações, estrutura e acabamentos básicos, sem a finalização estética ou decorativa.

O que é mais caro em uma construção? Não importa se vai ser residencial ou comercial, a parte mais cara sempre será os acabamentos. Todos os revestimentos, pinturas etc são coisas que encarecem sua obra se você não souber comprar.

Muitas vezes se economiza em processos que são as menos relevantes na hora de construir. A fundação é uma delas. O seu custo na obra gira em torno de 3 a 7% do valor total da obra. Pela importância que possui deveria ser dado a ela toda a atenção e cuidado, respeitando cada detalhe do solo sem economias desnecessárias.

Qual a parte mais demorada de uma obra? A parte mais demorada de uma obra é a fase de acabamento, isso porque temos um profissional diferente para cada processo.

Orçamento de obra: saiba como prever os gastos da reforma

  1. Realize o detalhamento de custos unitários. ...
  2. Inclua o pagamento dos profissionais. ...
  3. Coloque um cronograma em anexo ao orçamento de obra. ...
  4. Pesquise fornecedores para garantir o melhor preço. ...
  5. Antecipe-se aos problemas.

É bem simples! De forma geral, há uma única métrica que separa o custo da obra civil entre 60% para materiais e 40% para mão de obra. O que totaliza os 100% do montante disponível para o projeto.

Não economize na qualidade dos produtos que pretende ter em sua obra. Isso vale desde o tijolo que vai ser usado para construir a parede, o material do mobiliário, as portas e janelas, até os itens que ficam dentro das paredes, pisos e forros – como tubulações, material elétrico e de impermeabilização.

8 dicas de como economizar na construção: confira e aprenda

  1. 1 – Escolha o terreno ideal para construir. ...
  2. 2 – Faça o orçamento da obra. ...
  3. 3 – Contrate especialistas. ...
  4. 4 – Evite desperdício de materiais. ...
  5. 5 – Construa uma casa popular. ...
  6. 6 – Siga o mesmo projeto do começo ao fim. ...
  7. 7 – Qualidade dos materiais. ...
  8. 8 – Siga um cronograma.

O custo mais baixo é nas Filipinas, com US$ 1,90 a hora. Por deficiências estatísticas, o levantamento não inclui Índia e China, mas as indicações são de que nesses países os custos são bem mais baixos do que no Brasil.

De modo geral, construir é mais barato do que comprar um imóvel pronto.

Placas de madeira para encaixe, revestimentos em painéis de PVC e kits pré-fabricados de hidráulica e elétrica estão substituindo o cimento e o reboco e simplificando o trabalho nos canteiros de obra.

Entenda o que é esse material e quais as suas vantagens para a construção civil. O EPS (poliestireno expandido) é um produto derivado do petróleo cuja matéria-prima sofre uma expansão de 20 a 50 vezes sua quantidade. Além disso, por ser um material com 98% de ar e apenas 2% de matéria sólida, possui baixo peso.

Como você viu, as construtoras só podem cobrar dos clientes os juros de obra dentro do prazo de entrega das chaves do imóvel.