Quais os limites do Ístmo das fauces?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Istmo das fauces (garganta) Região delimitada pelos arcos do palatoglosso e palatofaríngeo (lateralmente), palato mole (superiormente) e raiz da língua (inferiormente). Frênulo da língua Prega mediana mucosa que prende a face inferior da língua ao soalho da boca.

A boca humana é formada por dentes, gengiva, língua, lábios, bochecha e o palato. E todas essas estruturas funcionam em conjunto e são responsáveis por realizar a parte inicial da digestão.

O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes. A parte anterior possui sulcos e é dura (palato duro). A parte posterior é relativamente mole e macia (palato mole).

Fenda palatina: resulta da falência da fusão das prateleiras palatinas. A fenda palatina pode ser isolada, no palato mole ou duro, ou pode afetar ambos os palatos em simultâneo. A fenda palatina pode cursar com problemas de alimentação que podem ser graves. Geralmente, o tratamento é cirúrgico.

A área de suporte é dividida em cinco zonas, de acordo com a função que elas exercem. Como se chama a zona na maxila que se localiza na área limite entre o palato duro e o palato mole? De selado posterior.

Está localizado próximo aos dentes, na parte da frente da boca. A segunda parte do palato é o “palato mole”, também chamado como “palato muscular”, que fica localizado na parte de trás da boca, mais próximo da garganta. Juntos, eles possuem papel importante na pronúncia de consoantes e na fala, em geral.

A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe, sendo possível distinguir três porções dela: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

O ser humano apresenta 3 glândulas salivares maiores - Parótida, sublingual e submandibular - e muitas glândulas menores distribuidas por toda a mucosa oral (exceto gengiva e porção anterior do palato duro).

O freio, ou frênulo, labial é este tecido que conecta o lábio superior da gengiva, como na foto acima. O frênulo, pela sua constituição histológica, é capaz de adaptar-se a qualquer dos movimentos dos lábios sem grandes alterações na sua forma.

A úvula é uma estrutura importante da cavidade bucal e requer cuidados especiais.

Simplificando, sua mucosa oral (sim, todo mundo tem uma) é o revestimento de membrana mucosa no interior da boca, inclusive na gengiva.

O palato ou também céu da boca que é como é popularmente conhecido, é divido em uma porção anterior ou palato duro e outra posterior ou palato mole (véu palatino).

A traqueia se estende da laringe, ao nível da sexta vértebra cervical, até o tórax, na altura da borda superior da quinta vértebra torácica, onde ela se bifurca (carina) em brônquios principais direito e esquerdo. Ao todo, seu comprimento é de 10 a 11 cm.

Nasofaringe - posterior à cavidade nasal. Orofaringe - posterior à cavidade oral. Laringofaringe - posterior à laringe.

A orofaringe é a porção intermediária, que faz a comunicação com a boca; e a laringofaringe, localizada na porção inferior do órgão, faz a comunicação com a laringe, que pertence ao sistema respiratório, em seguida, se comunica com a abertura do esôfago.

O ístmo, geralmente com 2,0 cm de comprimento, raramente passa de 0,5 cm de altura e 0,2 cm de espessura. O peso médio da tiróide normal varia, no adulto, de 20 a 25 g podendo, segundo alguns, chegar a 30 ou 35 g.

O “istmo” nada mais é que a parte mais superficial da tireoide no pescoço e fica no centro da glândula, unindo os dois lados. Se imaginarmos a tireoide com um formato aproximado de uma borboleta, o istmo corresponderia ao corpo dela.

O istmo do Panamá ou istmo Centro-americano é uma estreita porção de terra entre o mar das Caraíbas e o oceano Pacífico que liga a América do Norte e a América do Sul.

Os maiores riscos são lesões de casos maiores, lesão internas do palato, lesões da mucosa nasal e até lesões neurológicas, que são muito raras.