Quais os limites da madrasta?

Perguntado por: acorte3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Dessa forma, veja alguns limites que não devem ser ultrapassados quando você se torna um padrasto ou uma madrasta:

  • Tentar tomar o lugar do pai ou da mãe. ...
  • Castigar as criança fisicamente. ...
  • Assumir uma posição de autoridade. ...
  • Envolver-se em discussões entre seu parceiro com o(a) ex.

“Padrastos e madrastas devem respeitar o enteado, compreender que ele pode levar um tempo até aceitar a sua presença na vida familiar”, diz. Compartilhe a autoridade. O pai ou a mãe que cuida da criança ou adolescente deve respeitar a autoridade do companheiro em casa e estimular que ele exerça a função parental.

No entanto, caso ele comece a se queixar de maus tratos ou ela comece a praticar alienação parental com ele, por exemplo, você pode requerer judicialmente a visita supervisionada, para garantir que ele não veja a sofrer qualquer tipo de agressão, nem física, nem psicológica.

Se a madrasta assume um papel relevante com direitos e obrigações, formando nova família com o genitor da criança, e ela compõe a renda familiar da nova família, é legal e justo que sua renda seja levada em consideração pelo juiz para aferir as possibilidades do alimentante.

A madrasta exerce, sim, um papel de cuidado quando a mãe não se encontra no local. Dessa forma, nos dias de semana e finais de semana que o enteado está formalmente com o pai, a criança estará, sim, com o pai e a madrasta".

Como construir um bom relacionamento com seus enteados

  1. Atente para expectativas irrealistas. ...
  2. Mostre-se aberto. ...
  3. Não tente tomar o lugar do pai/mãe no coração deles. ...
  4. Certifique-se de suportar seu parceiro. ...
  5. Deixe a disciplina com os pais. ...
  6. Não transforme seus enteados em bodes expiatórios. ...
  7. Mantenha-se positivo. ...
  8. Seja persistente.

Cumpre registrar, desde logo, que os enteados não possuem direito de herança, pois não constam no rol dos herdeiros legítimos (necessários ou facultativos), somente podendo ser herdeiros testamentários ou herdeiros legítimos necessários caso seja reconhecida a filiação socioafetiva ou adoção unilateral.

Etimologia (origem da palavra madrasta). A palavra madrasta deriva da forma popular do latim "matrastra", que significa "mulher do pai", por alusão à "mater,tris", "mãe".

Para ser madrasta é necessário lidar com o sentimento de dicotomia: a mulher tanto pode encarar bem a convivência da criança com o pai ou pode sofrer. Seja por não ser a primeira a dar um filho para o homem que ama ou, por vezes, não suportar ver enteados com hábitos da ex-mulher do atual companheiro.

Dicas para uma melhor convivência em novas configurações familiares

  1. 1 – Respeito é fundamental. Se você quer que os filhos do seu novo namorado respeitem os seus, precisa dar o exemplo. ...
  2. 2 – Dê tempo ao tempo. ...
  3. 3 – Criem regras. ...
  4. 4 – Filho é uma coisa, enteado é outra. ...
  5. 5 – Procure dialogar.

Seja gentil e mostre respeito pelos seus enteados.
Na maioria das vezes, isso ajuda a criar uma relação sólida. Ainda que seus enteados nunca tratem você bem, continue a ser gentil e mostrar respeito por eles — para mostrar seu esforço ao seu cônjuge. No mínimo, isso vai fortalecer seu casamento.

Existem algumas maneiras de provar que a criança está sofrendo alienação parental, como por meio de conteúdos enviados por WhatsApp ou e-mail. Mais um importante instrumento é um relatório de psicólogo que evidencie essa prática.

O abandono afetivo atende justamente o significado da palavra: quando os pais deixam de prestar o afeto necessário aos seus filhos, causando danos irreparáveis a ela.

A alienação parental não pode ser considerada um crime propriamente dito, mas configura uma irregularidade e vitimiza justamente quem se busca proteger: a criança.

É o reconhecimento jurídico da maternidade e/ou paternidade com base no afeto, sem que haja vínculo de sangue entre as pessoas, ou seja, quando um homem e/ou uma mulher cria um filho como seu, mesmo não sendo o pai ou mãe biológica da criança ou adolescente.

O empregado que tem enteado, tem direito a receber o salário família? Sim! O enteado é considerado filho desde que haja a declaração do empregado. Ele receberá o salário família se for comprovada a dependência econômica.

De acordo com o Código Civil, os alimentos são devidos ao que não tem condições de prover o próprio sustento, sendo recíproco entre pais e filhos e, no caso de filhos menores de 18 anos, não é necessário provar essa impossibilidade de sustento, visto que ela é presumida.

O que é Enteado:
Por exemplo, um homem que tem um filho e casa com outra pessoa (que não é a mãe biológica deste), esta passa a ser considerada a madrasta da criança, enquanto que o filho é tido como o seu enteado. Em suma, um entendo é o filho da madrasta ou do padrasto.

Uma madrasta é uma mulher casada com alguém já com filhos, em relação aos filhos dessa pessoa.

Te aconselho a fazer psicoterapia para falar dos seus sentimentos, da relação com sua enteada e seu marido. Imagino que essa situação não é confortável para seu marido, pois fica divido entre a filha e a esposa. A terapia irá te ajudar a lidar com essa situação.