Quais os lemas do arcadismo?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

6 frases em latim ficaram bem conhecidas como as principais ideologias do arcadismo

  • Fugere urbem (fuga da cidade) ...
  • Aurea mediocritas (mediocridade áurea, dourada) ...
  • Locus amoenus (lugar ameno) ...
  • Inutilia truncat (cortar o inútil) ...
  • Carpe diem (colher o dia)

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

Principais características do Arcadismo

  • Oposição ao Barroco. O Arcadismo se opõe ao Barroco, porque é simples e não exagerado como as obras barrocas. ...
  • Linguagem simples. ...
  • Influência do Iluminismo. ...
  • Tradição clássica. ...
  • Pseudônimos. ...
  • Expressões em latim. ...
  • Bucolismo, pastoralismo.

Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.

Carpe Diem: Aproveite o momento e a vida, ou seja, termo expresso para indicar a efemeridade do tempo.

No Arcadismo brasileiro, percebemos a recorrência de dois gêneros de poesia: lírica e épica. Os textos líricos contêm as características básicas dessa escola literária, como a exaltação do campo, a presença de uma musa inspiradora, a harmonia com a natureza, o pastoralismo, o bucolismo, etc.

Conhecemos o tão dito termo “Fugere Urbem”, que é uma expressão em latim que significa “fugir da cidade”. Originalmente usada pelo escritor latino Horácio, foi adotada como lema pela literatura árcade para simbolizar o poeta literário que se desloca da vida agitada e corrida da cidade e vai para a calma zona rural.

Principais características do Arcadismo
São eles o Bucolismo e o Pastoralismo. O primeiro, está relacionado à natureza e tudo que está ligado a ela: moradia, passeios, forma de escrever, além das artes em geral.

Temas do Arcadismo
Os poetas árcades escreviam sobre a beleza natural, a paz do campo e a vida simples. Costumavam criticar e desprezar a vida nos centros urbanos, pela agitação e problemas da vida moderna.

O Arcadismo brasileiro possui três tipos de manifestações literárias, as obras líricas, as satíricas e as épicas.

Além de “Caramuru” escreveu também “Pro anmia studiorum instauratione oratio” (1778). Poeta, minerador, advogado e jurista brasileiro, Cláudio Manuel da Costa foi o precursor do arcadismo no Brasil, com “Obras Poéticas”.

O conceito de Carpe Diem e de finitude
Carpe diem, que significa “aproveite o momento presente; aproveite a vida” é uma frase latina que foi utilizada na obra do poeta e filósofo romano, Horácio.

Como você disse, a expressão original foi cunhada pelo poeta romano Horácio, e nos dois últimos versos de um poema curto ele escreveu em 23 a.C.: 'Enquanto falamos, o tempo invejoso passa voando. Aproveite o dia e deixe o mínimo possível para o amanhã'.

Carpe Diem de O Boticário é um perfume Aromático Especiado Masculino. As notas de topo são: Lavanda, Hortelã, Bergamota, Mandarina e Limão. As notas de coração são: Gengibre, Gerânio, Noz-moscada e Cardamomo.

As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.

Os principais autores árcades são Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das revolucionárias “Cartas Chilenas”; Cláudio Manuel da Costa, poeta de grande qualidade; Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.