Quais os legumes que substitui a carne?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

11 alimentos para substituir a proteína animal

  • Feijão. Sim, o queridinho dos brasileiros pode ser uma ótima fonte de proteínas na sua dieta. ...
  • Grão-de-bico. ...
  • Ervilha. ...
  • Lentilha. ...
  • Soja. ...
  • Arroz. ...
  • Amêndoa. ...
  • Abacate.

A ervilha ainda é um dos grãos que contém maior quantidade de proteína e apresenta uma baixa quantidade de gordura, além de oferecer boa digestibilidade e ser fonte de fibras alimentares.

Abacate

Abacate. Fonte de proteínas para substituir a carne, de carboidratos, de gorduras e de fibras, o abacate é uma fruta versátil e que pode ser consumida como vitamina, in natura e até em lanches.

proteína de soja texturizada (PTS) seitan (contém glúten) cogumelos. hambúrgueres vegetais à base de shimeji, soja, quinoa, tempeh, okara, grão-de-bico, aveia entre outros.

agrião

O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio. Ele também contém proteínas, fibras, carboidratos e lipídios.

Os feijões, nos seus mais variados tipos, ocupam o topo da lista dos vegetais fonte de ferro. A maioria dos feijões contém aproximadamente 5mg de ferro a cada 100g.

Para saber se sua alimentação apresenta déficit de proteínas, você pode ficar atento a alguns sintomas como: fragilidade e perda de cabelo, linhas nas unhas (mãos e pés), pigmentação reduzida no couro cabeludo, pele escamosa, dores musculares, má cicatrização de feridas e edema (acúmulo anormal de líquido).

O nutricionista Fernando Meirelles, do Instituto Rana Saleh, explica que, apesar do ovo ser um excelente alimento, ele não tem o mesmo valor nutricional de outras proteínas de origem animal. “Analisando de forma comparativa, o ovo não possui uma concentração de proteína comparável às carnes brancas, como o frango.

Não só veganos e vegetarianos precisam suplementar B12, pode acontecer de pessoas que consomem derivados de animais terem níveis baixos da vitamina. Quando há deficiência de vitamina B12, o corpo passa a dar sinais, porque diminui a produção de glóbulos vermelhos no sangue e reduz a oferta de oxigênio.

Goiaba

Goiaba. Quando pensamos em frutas ricas em proteínas, a goiaba é a primeira opção que vem à mente.

farelo de aveia

Embora tenha quantidades semelhantes de carboidratos e gordura como aveia comum, o farelo de aveia possui mais proteína e fibra.

Almoço proteico com peixe

  • Salmão Assado com Tomates e Brócolis. ...
  • Salmão Grelhado com Purê de Brócolis. ...
  • Salpicão de Atum, Repolho e Iogurte. ...
  • Frigideira de Bacalhau. Bacalhau ao Forno com Batata-doce e Couve.

aumento da saciedade; melhora o trânsito intestinal; diminui marcadores inflamatórios; reduz o risco associado a doenças crônicas não transmissíveis, como: câncer, dislipidemia, hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica.

Quem não come carne tem mais risco de ter anemia por falta de ferro. A anemia por deficiência de ferro é a deficiência nutricional mais comum no mundo e atinge populações de consumidores de carne e de vegetarianos quase na mesma proporção.

Cereais e leguminosas
Outros bons vegetais para fornecer proteínas são as leguminosas, como feijão, grão de bico e lentilha. O resultado pode ser ainda melhor se elas foram combinadas na mesma refeição.

Castanhas, como o pistache e nozes, além de sementes como as de linhaça, são opções saborosas para ingerir proteínas sem consumir carne.

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

limão

De acordo com os estudiosos, a fruta mais saudável do mundo é o limão. Após 27 alimentos, a opção conseguiu alcançar 100% das necessidades nutricionais em 100 calorias, conta levada em consideração na análise.

agrião

O agrião está no topo da lista de vegetais mais nutritivos do planeta e já é muito comum encontrá-lo em saladas, sucos e até mesmo molhos durante as refeições.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.