Quais os legumes que se pode comer cru?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Brócolis, couve-flor e couve também podem ser consumidos crus”, completa. “O primeiro contém três vezes mais sulforafano, substância que tem sido relacionada a alguma proteção contra o câncer e também é encontrada em couve de Bruxelas, repolho, nabo, couve-flor, Lombard, rúcula e couve.

É melhor comer cenoura crua? Que cenoura é bom de qualquer jeito você já sabe, e do ponto de vista nutricional também. Ao consumi-la cozida, principalmente no vapor, há uma melhor absorção de betacaroteno. Já a cenoura crua possui uma melhor quantidade de vitamina C.

"Depende do vegetal, muitos apresentam maior concentração de nutrientes na forma crua e fresca, como os vegetais folhosos e frutas. Porém leguminosas, cereais e tubérculos quando cozidos têm melhor digestibilidade, mais biodisponibilidade de nutrientes e, muitas vezes, menos concentração calórica".

Dicas para preservar os nutrientes dos vegetais:

  1. Cozinhe os alimentos com casca. ...
  2. Evite cortar os alimentos em grandes pedaços! ...
  3. Não cozinhe demais. ...
  4. Use a menor quantidade de água possível. ...
  5. Mergulhe os vegetais depois que a água estiver fervendo. ...
  6. Reutilize a água do cozimento. ...
  7. Cozinhe no vapor.

Você não estará ingerindo vitaminas e minerais importantes
As principais ausências seria das vitaminas B12 e D. Você também pode correr o risco de apresentar deficiência de ferro.

O brócolis pode ser preparado de várias formas, desde cozido e refogado, no entanto a melhor forma para o ingerir é cru, uma vez que desta forma não existe perda de nutrientes.

A dieta crudívora é feita com o consumo apenas de alimentos naturais e crus, como frutas, legumes, tubérculos, sementes, verduras, cogumelos e grãos como lentilha, feijão, aveia, linhaça, trigo e peixes, nesta prática só é permitido aquecer os alimentos até no máximo 45ºC.

Hortaliças verdes e folhosas, como: abobrinha, agrião, alcachofra, almeirão, aspargo, chuchu, couve-flor, es- carola, espinafre, mostarda, salsa, vagem e outras. Verduras folhosas cruas e frutas cítricas cruas são as mais ricas, como: agrião, couve, pimentão; abacaxi, caju, goiaba, laranja, limão e outras.

Os alimentos crus realmente podem ser mais ricos em alguns nutrientes em comparação aos cozidos. Isso de aplica principalmente quando falamos das vitaminas solúveis em água, como a vitamina C e as vitaminas do complexo B, de acordo com este artigo.

Podemos comer cenouras cruas, em vinagrete ou picles ou mesmo cozidas e temperadas com um fio de azeite cru, para obter seus vários efeitos benéficos para a saúde. Não se esqueça que, na centrífuga, com cenouras cruas, pode-se preparar sucos caseiros muito gostosos e saudáveis.

"Nada deve ser consumido indiscriminadamente. Nem mesmo alface! Além de ser calmante, vejo muita gente começar a fazer dieta e se jogar na alface. Rica em manganês, ela pode prejudicar o funcionamento da tireoide se for ingerida em demasia, atrapalhando o processo de emagrecimento.

Consumida crua ou no suco sem coar, a beterraba pode contribuir para o emagrecimento, devido à quantidade de fibras, que atuam no trato gastrointestinal, ajudando na absorção e na eliminação de parte das gorduras ingeridas.

É fonte de vitaminas e fitoquímicos
A beterraba crua é um alimento rico em ferro e ácido fólico. Além disso, ela contém grandes quantidades de iodo, magnésio, sódio, cálcio, óxido nítrico, vitaminas do complexo B e oligoelementos.

A melhor forma de consumi-la é crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas, garantindo assim todas as suas propriedades para a saúde. Já se você prefere a versão cozida, o indicado é que esse processo seja mais curto e tenha menos contato com o calor, para preservar os nutrientes.

As fibras e as vitaminas A, C e B6 presentes nesse vegetal vão embora rapidamente com o cozimento. Por isso, a melhor maneira é consumir a couve como salada.

Segundo a pesquisadora, de maneira geral, o cozimento a vapor foi o que melhor preservou a atividade antioxidante tanto na couve quanto no repolho roxo, embora as três formas de preparo tenham demonstrado ação antioxidante significativa.

O vegetal pode ser ingerido cru ou cozido, como acompanhamento de qualquer alimento e em qualquer momento do dia, sendo uma opção válida para todas as refeições – do café da manhã ao jantar. “A couve pode ser consumida na forma crua ou refogada.

O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio. Ele também contém proteínas, fibras, carboidratos e lipídios.

Comer frutas e vegetais todos os dias é um grande investimento na sua saúde. Uma alimentação saudável precisa, diariamente, ter frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são indispensáveis, pois fornecem nutrientes essenciais para o desenvolvimento e bom funcionamento do organismo.