Quais os legumes para ganhar massa muscular?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

A médica especialista nos contou quais são os principais vegetais que ajudam a ganhar músculos:

  • Vegetais para hipertrofia: Batata-doce. ...
  • Vegetais para hipertrofia: Aspargos. ...
  • Vegetais para hipertrofia: Espinafre. ...
  • Vegetais para hipertrofia: Couve chinesa. ...
  • Vegetais para hipertrofia: Brócolis. ...
  • Vegetais para hipertrofia: Couve.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, sendo recomendado comer a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicionar alimentos calóricos mas ao mesmo tempo saudáveis e nutritivos, como azeite de oliva, batido de frutas, aveia, abacate e frutos secos.

É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Com uma unidade recomendada por dia, a banana é um dos alimentos para ganhar massa muscular, pois é rica em potássio, mineral muito importante, que participa da produção de glicogênio, responsável pela reserva de energia do músculo.

"De preferência, o suco pré-treino deve conter carboidratos de baixo e moderado índice glicêmico, como maçã, pera, melão e laranja. Eles irão fornecer glicose ao organismo - fonte de energia - de maneira mais lenta e durante todo o exercício", explica a nutricionista Letícia Amaral.

Porém, alguns erros podem prejudicar o objetivo, como não se hidratar adequadamente, exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e ter medo de consumir carboidratos. A nutricionista Catiene Chieppe conta que um dos principais erros é não comer o suficiente. "Esse é um grande erro que atrapalha o ganho de massa muscular.

Alguns exemplos são as nozes, amêndoas, avelã e amendoim. Quanto consumir: uma porção de um mix de oleaginosas. Rica em albumina, uma proteína de absorção lenta, as claras de ovos são indicadas para consumo antes de dormir, pois evitam a perda de massa muscular.

No geral, a dieta para engrossar as pernas envolve uma ingestão elevada de proteínas, carboidratos de boa qualidade, gorduras “boas”, vitaminas e minerais. Em termos de proteínas, temos diferentes possibilidades.

Estimula a hipertrofia
Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo. Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.

Mesmo sendo um carboidrato, muitas vezes considerado pelo senso comum como um inimigo das dietas saudáveis, ele tem propriedades que se encaixam perfeitamente nas necessidades de fisiculturistas, bodybuilders e outras pessoas que desejam o crescimento muscular.

O pão integral também garante energia para os treinos, pois os músculos não precisam apenas de proteínas para crescer, mas também dos carboidratos. Isso porque eles são fonte de energia para a realização de exercícios, desde os mais simples, até os mais intensos.

“Para uma dieta de ganho de músculo, o ideal é consumir proteína de 3 a 6x por dia, com espaços de 2 a 4h entre eles”, explica Alexandre.

Evitar pular refeições é importante para que seja possível atingir todas as calorias necessárias durante o dia, sem estimular possíveis perdas de massa magra durante um jejum prolongado. O ideal é que sejam feitas de 5 a 6 refeições por dia, com atenção redobrada no café da manhã, pré e pós-treino.

Se seu objetivo é construção muscular ou queima de gorduras você tem que saber que comer de 3 em 3 horas é algo de muita importância para quem treina com pesos em busca dos objetivos citados acima.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.