Quais os laudos que precisa para fazer a bariátrica?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Passo a passo cirurgia bariátrica

  • Laudo 1 – realizado pelo médico que comprove a tentativa de perda de peso por outros métodos por pelo menos 2 anos;
  • Laudo 2 – médico cirurgião da indicação da cirurgia;
  • Laudo 3 – psicólogo ou psiquiatra sobre esta condição de realizar a cirurgia;

Quais profissionais são essenciais para o sucesso da cirurgia...

  • Médico Endocrinologista. ...
  • Médicos especializados em cardiologia e pneumologia. ...
  • Nutricionista ou nutrólogo. ...
  • Psiquiatra ou psicólogo. ...
  • Cirurgião Bariátrico. ...
  • Outros profissionais.

O documento deve conter minimamente as seguintes informações: evolução do peso do paciente aferido durante as consultas, história prévia (tratamentos anteriores para redução de peso – tratamentos clínicos, fármacos, uso de balão intragástrico), diagnóstico nutricional, evolução do paciente, ciência do paciente e dos ...

Vale destacar que, para as avaliações pré-cirurgia bariátrica são necessárias no mínimo 4 sessões, precisando ter a indicação e encaminhamento médico. Por meio destas sessões é realizado o preparo psicológico para cirurgia, bem como acompanhamento pós-cirúrgico.

O primeiro passo é a avaliação feita por um médico – pode ser endocrinologista, por exemplo – que encaminha o paciente ao cirurgião. O cirurgião considera o grau de obesidade, o estado de saúde em geral, histórico familiar, doenças associadas e as tentativas de tratamentos anteriores com essa finalidade.

É ilegítima a negativa de cobertura de cirurgia bariátrica quando o procedimento é indispensável à vida da usuária do plano de saúde, bem como é indevida a exigência de cumprimento do período de Cobertura Parcial Temporária - CPT, sob o fundamento de que se trata de doença preexistente quando não foram realizadas ...

Da primeira consulta até realizar a cirurgia pode levar de 3 meses a 6 meses, vai depender dos exames e acompanhamento com a equipe médica multidisciplinar (psicóloga, nutricionista, endocrinologista, cardiologista).

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, o tempo de autorização de cirurgia por parte das operadoras é de, no máximo, 21 dias.

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, ...

O preço da cirurgia bariátrica pode variar entre 20.000 a 40.000 reais, sendo que esse valor pode mudar de acordo com o tipo de cirurgia e a região e/ou local onde será feita.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Conversar com o médico é fundamental para sanar todas as dúvidas e estar ciente de todos os detalhes que envolvem a bariátrica, desde os riscos até os benefícios. O paciente precisa passar pelo procedimento com um médico em quem sinta confiança.

O que também pode impedir a realização da cirurgia é a presença de doenças cardiopulmonares graves, doenças imunológicas ou inflamatórias do trato digestivo, síndrome de Cushing e tumores endócrinos. É no acompanhamento médico que o profissional poderá aprovar ou não a cirurgia bariátrica.

Atualmente, não há mais o direito legal de descontos em bares e restaurantes para pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica. A lei que previa esse benefício em algumas cidades foi anulada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em maio de 2021.