Quais os instrumentos usados para executar as cantigas?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os instrumentos mais comuns eram viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro. As cantigas trovadorescas estão reunidas em livros chamados de cancioneiros. Esses cancioneiros reúnem obras de diversos autores e foram criados em diferentes momentos da história.

As cantigas foram a principal manifestação literária do trovadorismo. Produzidas pelos trovadores, elas eram recitadas e acompanhadas de instrumentos musicais. Dessa forma, eram cantados em coro, sobretudo nos ambientes aristocráticos da corte.

São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

É comum ver nas cantigas a mistura entre o galego-português, arcaico e provençal do sul da França, além de castelhano.

Os trovadores eram os autores das cantigas, enquanto os jograis eram os cantores.

Algumas crianças podem trazer cantigas novas e ensiná-las para o grupo, outras podem cantar as que comumente vocês já cantam nos momentos de roda, acolhimento ou nas brincadeiras. Explore o repertório de cada uma e acompanhe a cantiga que os pequenos apresentam, cantando junto e incentivando a turma a cantar.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

Significado de cantiga
[Literatura] Poema curto, próprio para ser cantado pelos trovadores, de tema leve e de grande aceitação popular: na Idade Média, a cantiga apresentou diversos gêneros cantiga de amigo, de amor, de escárnio, de maldizer, e de romana.

E é comum em todo o Brasil fazendo parte do folclore brasileiro. Forma-se uma roda de cantiga com um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música de letras de fácil compreensão. Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas".

As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.

Resposta verificada por especialistas. No Trovadorismo existem dois tipos de cantigas: cantigas líricas ou satíricas. Estas ainda se dividem em cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Esses recursos, típicos dos textos orais, facilitam a memorização e execução das cantigas.

Nessa época, as poesias (chamadas de cantigas) eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, viola ou alaúde. O trovador era o autor das composições. O cantor era chamado de jogral, e o menestrel era considerado superior ao jogral por ter mais instrução e habilidades artísticas, além de saber tocar e cantar.