Quais os impostos que a igreja é isenta?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

As igrejas ficam isentas de pagar todos os impostos, que estão relacionados a sua renda e patrimônio.

Isenções - Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
Em 17/02/2022 foi editada a Emenda Constitucional nº 116/22 que estendeu o benefício da imunidade aos templos de qualquer culto que se utilizem de imóvel alugado. Dessa forma, a Constituição Federal foi acrescida do parágrafo 1º-A ao art.

Igreja Internacional da Graça de Deus

No topo do ranking está a Igreja Internacional da Graça de Deus, do pastor Romildo Ribeiro Soares, com quase 3 000 templos espalhados em onze países (veja o quadro).

Será promulgada na próxima quinta-feira (17) a Emenda Constitucional 116. A emenda é decorrente PEC 133/2015, que concedeu isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para templos religiosos. Aprovada em 2016 pelo Senado, a PEC foi votada no final de 2021 pela Câmara.

Assim, ao dispor da isenção, a igreja deve informar no eSocial a classificação tributária como 80 – entidade beneficente de assistência social isenta de contribuições sociais, identificando o número do certificado – CEBAS no grupo {dadosIsencao}, do evento S-1000.

Cultos, missas, reuniões de entidades beneficentes e qualquer atividade religiosa gastarão menos dinheiro com a conta de luz.

Mensalmente as igrejas são obrigadas a entregar a DCTF - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais quando existe retenções do imposto de renda.

Nenhuma igreja no Brasil é isenta de impostos. Em Direito todas as palavras importam, pois elas carregam sentido técnico. E é um absoluto desconhecimento do básico em Direito Tributário não entender a diferença entre isenção e imunidade. A isenção, sim, é uma concessão do Estado.

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a dívida das igrejas com a União dobrou. Dos atuais R$ 2,15 bilhões de débitos tributários, mais da metade (R$ 1,13 bilhão) foi inscrita na dívida ativa da União entre os anos de 2019 e 2022.

Conselho Fiscal de igreja: saiba o que é

Dessa forma, podemos afirmar que a imunidade tributária é a proibição de instituir impostos sobre as entidades religiosas, independentemente de sua religião ou crença. Ademais, é importante destacar que as comunidades religiosas são imunes em relação ao seu patrimônio, à sua renda e aos seus serviços.

É vedado às pessoas políticas instituírem impostos sobre templos de qualquer culto no que se refere ao patrimônio, renda e serviços, vinculados a suas finalidades essenciais (art. 150 , VI , b e § 4º da CF). Imunidade subjetiva: Refere-se à entidade e não a um determinado bem.

O Projeto de Lei 4188/20 regulamenta o livre exercício das crenças e dos cultos religiosos previsto na Constituição. Conforme o texto em análise na Câmara dos Deputados, as denominações religiosas poderão livremente criar, modificar ou extinguir suas instituições.

Assembleia de Deus

A Assembleia de Deus, igreja pentecostal, é a que conta com maior número de membros em todo o Brasil, representando 34% do total.

Para os católicos, o Papa é o Sumo Pontífice e chefe da Igreja Católica, o Vigário de Cristo na Terra, o Bispo de Roma e o possuidor do Pastoreio de todos os cristãos, concedido por Jesus Cristo a São Pedro e, consequentemente, a todos os Papas.

A Congregação Cristã no Brasil (CCB) é a primeira igreja de caráter pentecostal a se instalar no Brasil. Com 107 anos de existência no país e com milhares de membros espalhados pelo território nacional, é a terceira maior igreja protestante em número de adeptos.

A contabilidade de igreja pode ser online
Através de uma plataforma tecnológica e com um time de contadores especializados as igrejas podem manter seus balanços, livros contábeis e todas as obrigações acessórias dentro das exigências da legislação.