Quais os impactos das redes sociais digitais em nosso cotidiano?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Muitas publicações nas redes sociais reforçam o narcisismo, os padrões de vida, estéticos e de consumo, além de contribuírem para o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, incluindo sintomas depressivos, ansiedade e baixa autoestima, como foi relatado na pesquisa da RSPH.

Porém, as mídias sociais são viciantes e nos distanciam das pessoas. Elas também, abrem portas para caminhos sombrios da vida como sites impróprios, pessoas com más intenções etc. Portanto deve-se ter cuidado ao navegar pela internet e pelas redes sociais.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Além disso, o uso excessivo de redes sociais tem sido associado a um maior risco de isolamento social, solidão e baixa autoestima. Outro problema é a crescente dependência das redes sociais como fonte primária de interação social e validação.

Isso pode levar a problemas como bullying, assédio, cyberbullying, violência e outros problemas relacionados ao uso das mídias sociais. Além disso, o uso excessivo das mídias sociais também pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso pode levar a sentimentos de inadequação e insegurança.

As redes sociais servem para conectar pessoas, organizações ou grupos para interagirem entre si. Com o fortalecimento da era digital, essas redes se tornaram o principal meio de entretenimento, relacionamento, fortalecimento de nichos e network.

As redes sociais possibilitam muitas atividades positivas e facilitam a vida de pessoas e instituições, elas criaram espaços para novos tipos de negócios, novos empregos, novas formas de comunicação. Uma das grandes vantagens é a comunicação instantânea que as redes sociais oferecem.

O uso constante de dispositivos eletrônicos e a multitarefa digital afeta negativamente a capacidade de concentração e foco, além de fomentar a procrastinação. Essa prática, então, resulta em menor produtividade no trabalho ou nos estudos, bem como em dificuldades de atenção em outras áreas da vida.

Os resultados obtidos a partir deste estudo demonstram como as mídias sociais e o uso irrestrito da internet acarretam em problemas cognitivos, como déficit de atenção, ansiedade, depressão, narcisismo, prejuízos sociais e no desempenho escolar. PALAVRA-CHAVE: Adolescentes. Tecnologia. Impactos Psicológicos.

Panorama de impacto das tecnologias digitais
Essa facilidade gera benefícios imediatos, como a agilidade nas comunicações e um maior acesso à informação. Além disso, há também o aumento na movimentação da economia e nos hábitos de consumo, com produtos digitais a preços mais acessíveis e maior variedade de ofertas.

“Alguns dos impactos negativos mais comuns incluíram danos psicológicos como ciúme, solidão, ansiedade e redução da autoestima, bem como exposição a softwares maliciosos e riscos de phishing”, disse a autora da pesquisa, Layla Boroon, em reportagem do jornal Daily Mail.

- Problemas visuais; - Limitação da interação física e com o meio ambiente; - Desconstrução do vínculo afetivo com a família; - Comprometimento da saúde física e psicológica.

O maior e principal obstáculo imposto pelo uso de tecnologia na sala de aula é o problema da distração dos alunos. A atenção é um recurso que tem se tornado cada vez mais escasso na Era Digital.

Há uma relação entre o uso excessivo das redes sociais, jogos muito violentos e séries com o surgimento de sintomas de ansiedade patológica, depressão e privação do sono. Na fase da juventude, o uso excessivo da tecnologia afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes.

Saúde mental e transtornos
“As redes sociais muitas vezes promovem uma cultura de comparação, onde as pessoas podem se sentir pressionadas a comparar suas vidas e conquistas com as dos outros. Isso pode levar à baixa autoestima, sentimentos de inadequação e ansiedade em relação à imagem e status social”, conta Soares.

Nos últimos anos, o uso excessivo de tecnologias e redes sociais tem sido diretamente associado a um aumento no caso de doenças mentais como depressão, ansiedade e estresse.

Acesso cibercriminoso
Um dos maiores problemas da internet, não há como eliminar o cibercrime, já que melhorar as defesas tecnológicas simplesmente resulta em hacking mais inovador para contorná-las.

Segundo os psicólogos, é possível encontrar uma ampla rede de apoio nas redes sociais e até mesmo fazer alguns amigos. Além disso, por meio das redes sociais é possível conversar com pessoas que sofrem com problemas semelhantes aos seus, o que fará com que você se sinta acolhido e compreendido.

As pessoas estão comparando suas aparências às das pessoas nas imagens do Instagram, ou em qualquer plataforma em que elas estejam, e muitas vezes acabam se julgando inferiores”, diz Jasmine Fardouly, pesquisadora de pós-doutorado da Universidade Macquarie em Sydney, Austrália.

Ela possibilita cumprirmos diversas tarefas sem sair de onde estamos, conecta pessoas, máquinas e equipamentos, favorecendo a interação e tornando a vida muito mais dinâmica.