Quais os impactos da pandemia na defasagem escolar?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Crianças que frequentaram o segundo ano da pré-escola em 2020, com nove meses de atividades remotas devido à pandemia de covid-19, tiveram perda de 6 a 7 meses de aprendizagem em linguagem e matemática se comparadas àquelas que vivenciaram o mesmo período da pré-escola em 2019, com ensino presencial.

Atualmente, entre estudantes que estão na escola, ainda há o risco de aumento na evasão: nos últimos três meses, 21% dos estudantes de 11 a 19 anos de escolas públicas pensaram em desistir da escola. Metade deles tem um motivo em comum: não conseguem acompanhar as explicações ou atividades passadas pelos professores.

As causas do fracasso escolar podem ser ligadas ao próprio estudante, ao ambiente em que vive e também as causas ligadas ao sistema educativo. Causas do aluno: motivação baixa, auto suficiência, baixo esforço, problemas de aprendizagem, envolvimento do aluno com o ensino, sua percepção de apoio e ajuda dos pais, etc.

Isso inclui dificuldades de transporte escolar dos estudantes e alimentação para a realização de atividades presenciais no contraturno, e falta de conectividade para realizar essas atividades remotas. Outros desafios de planejamento incluem a participação das famílias e a motivação de estudantes e professores.

6 modelos de aprendizagem para superar a defasagem em 2021

  • A defasagem é um dos desafios trazidos pela pandemia. ...
  • Turmas inclusivas, sem estratificação.
  • Grupos de interesse na sala de aula + metodologias ativas.
  • Reforço pedagógico.
  • Continuum curricular.
  • Aprendizagem personalizada.
  • Contato recorrente com os responsáveis.

Diante desse contexto, mais de 98% das escolas do País adotaram o ensino não presencial. A realização de reuniões virtuais para planejamento, coordenação e monitoramento das atividades foi a estratégia mais adotada pelos professores para dar continuidade ao trabalho durante a suspensão das aulas presenciais, no Brasil.

Quais os principais desafios da educação pós-pandemia? Existem alguns desafios da educação pós-pandemia que são problemas que já existiam antes, mas foram intensificados com essa condição, mas os principais são a evasão escolar e o retrocesso da aprendizagem.

Um dos maiores impactos negativos é que não houve avanço dos alunos no processo de alfabetização e letramento e os alunos acabaram chegando estagnados ou defasados na aprendizagem na volta às aulas presenciais hibridas e a causa principal disso foi a falta de acompanhamento dos estudantes por parte de quem ficava em ...

Quais são as consequências da evasão escolar? Além de comprometer o desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural dos indivíduos, o abandono escolar tem como reflexo direto a dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

Baixa autoestima e dificuldades nas relações pessoais são alguns dos prejuízos para os alunos que deixam de frequentar o ambiente escolar. Sem terminar os estudos, entrar no mercado de trabalho fica ainda mais desafiador.

O principal motivo para terem deixado de estudar, apontado por 48% deles, foi a necessidade de trabalhar. Os dados são de um estudo feito pelo Ipec, a pedido do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e foram divulgados nesta quinta-feira (15).

O fracasso escolar pode ser compreendido como a consequência para um aluno da não-apropriação do aprendizado. Os conceitos, habilidades, valores, conhecimento e a questão da cidadania não foi internalizada no aluno, culminando muitas vezes, em baixas notas, reprovação e, por fim, no abandono da escola pelo mesmo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV, a causa principal da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo o fator responsável por 40% dos casos de evasão. Em segundo lugar, problemas financeiros e aumento da taxa de desemprego, ocupa uma quantidade de 27%.

Para superar os problemas de defasagem é necessário conhecer o aluno e identificar, através de observações constantes, o motivo desses alunos não conseguirem acompanhar a turma.

Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde.