Quais os hormônios liberados em uma crise de ansiedade?

Perguntado por: eantunes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os hormônios do estresse são liberados em situações ameaçadoras. Quando você passa por uma situação estressante, seu corpo responde liberando hormônios como adrenalina e cortisol para te ajudar a lidar com a ameaça e te preparar para a ação.

O cérebro reage com uma descarga de adrenalina, e o corpo começa a produzir sintomas físicos. Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos.

Um estudo publicado nesta segunda-feira (26) na revista Nature Communications sugere que a atividade excessiva em uma região do cérebro chamada córtex cingulado anterior subgenual (CCAsg) é a base de vários sintomas-chave de transtornos de humor e ansiedade, incluindo a depressão.

Endorfina

Endorfina. A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo organismo e é liberada pela glândula hipófise. O termo vem da junção das palavras “endo” (interno) e “morfina” (analgésico opiáceo). Em outras palavras, ela recebe esse nome porque é um analgésico natural.

O excesso desse hormônio pode dar origem a quadros de doenças como diabetes, hipertensão arterial e depressão. Em casos mais graves, pode causar a Síndrome de Cushing, que leva à atrofia muscular. O cortisol também leva a um acúmulo de gordura abdominal.

Um dos principais sinais de problemas hormonais, especialmente na menopausa, é a alteração brusca de humor. Os hormônios são os principais responsáveis por regular nosso temperamento e quando estão alterados podem causar irritabilidade, estresse, ansiedade e depressão excessivos, sem motivo aparente.

7 técnicas para controlar a ansiedade

  1. Respiração. A meditação contribui para a saúde mental. ( ...
  2. Relaxamento. ...
  3. Exercícios físicos. ...
  4. Evite substâncias estimulantes. ...
  5. Organização. ...
  6. Higiene do sono. ...
  7. Terapia.

Em momentos de estresse e nervosismo, o cortisol (produzido pelas glândulas suprarrenais) tende a ser liberado em maior quantidade no nosso organismo. É por isso, inclusive, que ele é conhecido como hormônio do estresse, uma vez que é acionado justamente em situações de nervosismo.

Mudança no estado de ânimo
Como dissemos, a serotonina é um hormônio que promove a sensação de bem-estar. Portanto, se os níveis dela estiverem baixos no organismo, isso provoca alterações no humor, gerando mudanças no estado de ânimo, como irritabilidade, mau-humor, agressividade e ataques de raiva ou choro.

O que é cortisol
Produzido pela parte superior das glândulas suprarrenais, ou adrenais, o cortisol é uma hormona corticosteroide proveniente da família dos esteroides. À medida que o corpo percebe o estresse, as glândulas produzem o hormônio e o liberam na corrente sanguínea.

A serotonina atua no cérebro regulando a ansiedade, aumentando a felicidade e melhorando o humor e, por isso, baixos níveis desta molécula podem causar ansiedade e levar à depressão.

Os transtornos de ansiedade não têm cura. O prognóstico é bastante variável. Há pacientes que fazem tratamento por um tempo e não voltam a ter o quadro novamente, há pacientes que têm vários episódios na vida e há pessoas que precisam fazer uso contínuo de medicamentos.

A adrenalina, também conhecida como epinefrina, é um hormônio produzido pela medula adrenal e que age no organismo em situações de estresse. Adrenalina é um hormônio produzido na glândula adrenal.

Endorfina. A endorfina atua como um poderoso analgésico, sendo liberada pelo organismo em situações de dor e estresse. Ao atuar nas células nervosas específicas, nos faz sentir menos desconforto. Além disso, ela ajuda a controlar a resposta do corpo ao estresse.

A adrenalina ou epinefrina é um hormônio do corpo humano, secretado pela glândulas suprarrenais e que atua no sistema nervoso simpático (neurotransmissor).

Tenha uma rotina de exercícios
As atividades aeróbicas, principalmente, ajudam a reduzir o nível de cortisol e também a quantidade de glicose no sangue. Exercícios mais intensos podem ocasionar um aumento do hormônio na sequência, mas contribuem com sua diminuição a longo prazo.

Relora® é um produto natural que ajuda no reequilíbrio hormonal. O cortisol é um hormônio liberado pelas glândulas que ficam acima dos rins, chamadas de adrenal, sempre que o nosso cérebro percebe que precisamos de proteção para lidar com situações de pressão e estresse.

O exame de cortisol é feito por meio da coleta simples do sangue do paciente ou pelo exame de urina. Sendo assim, é possível avaliar o nível do hormônio em exames de check-up, bem como em análises específicas solicitadas pelo médico.