Quais os graus de feridas?

Perguntado por: uparis . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...

Classificação das feridas

  1. Causa. Cirúrgica: são feridas provocadas intencionalmente, mediante: ...
  2. Grau de contaminação: Limpas: produzidas em ambiente cirúrgico. ...
  3. Grau de abertura. Aberta: bordas afastadas. ...
  4. Tipo de cicatrização: ...
  5. Tipo de duração:

A ferida é, por definição, uma deformidade ou lesão que pode ser superficial ou profunda, aberta ou fechada, simples ou complexa, aguda ou crônica. A complexidade das lesões varia entre fácil cicatrização e tratamentos mais complexos.

Avaliação da ferida
Para tanto, é necessário levar em consideração as evidências clínicas observadas quanto à localização anatômica, forma, tamanho, profundidade, bordos, presença de tecido de granulação e quantidade de tecido necrótico, sua drenagem e as condições da pele perilesional.

Classificação de Feridas

  • Incisas ou cortantes. ...
  • Corto-contusa. ...
  • Perfurante. ...
  • Pérfuro-contusas. ...
  • Lácero-contusas. ...
  • Perfuro-incisas. ...
  • Escoriações. ...
  • Equimoses e hematomas.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

De acordo com os riscos de contaminação, as cirurgias são classificadas em: limpas, potencialmente contaminadas, contaminadas e infectadas.

Estágio 1 : Pele intacta com vermelhidão e um pouco de ulceração geralmente em área localizada sobre uma proeminência óssea. A pele mais pigmentada pode não ter o branqueamento visível; a cor pode diferir das áreas circundantes.

Feridas com tecido vermelho são sinal de que ela começa a cicatrizar normalmente. É sinal de que ali começa a se formar algo que se chama tecido de granulação, isto é, o crescimento de pequenos vasos sanguíneos e de tecido conjuntivo que vão preencher aquele “buraco”.

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

Uma ferida é representada pela interrupção da continuidade de um tecido corpóreo, causada por qualquer tipo de trauma físico, químico ou mecânico. As LESÕES e FERIDAS tem diversas causas, podem ser crônicas vasculares, diabéticas, por pressão (escaras) ou feridas cirúrgicas decorrentes de um pós-operatório.

_Esfacelo: tecido necrosado de coloração amarela ou castanha. Geralmente, fica aderido ao leito da lesão ou bordos da ferida.

Abertas: quando ocorre a descontinuidade e rompimento da barreira de proteção da pele, aumentando os riscos de infecção; Simples: evoluem rapidamente para a cicatrização; Complexas: com evolução mais lenta e progressiva, têm maior tendência para cronicidade.

O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

Existem quatro tipos de feridas abertas, sendo elas a abrasão, que ocorre quando a pele raspa ou esfrega em uma superfície áspera ou dura, a laceração, que é ocasionada após um corte profundo na pele, a perfuração, que é quando um objeto pontiagudo perfura sua pele e a avulsão, que é uma ruptura parcial ou completa da ...

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

1. Gangrena de todos os tecidos de um membro ou órgão. 2. [Figurado] Podridão; destruição, estrago, ruína; desmembração.