Quais os grandes grupos do passivo?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Dentro da estrutura do Balanço Patrimonial o grupo de Passivo possui dois grupos (além do Patrimônio Líquido), segue:

  • Passivo Circulante.
  • Passivo Não Circulante.

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

Dentro dos passivos exigíveis, encontram-se os passivos circulantes e os passivos não circulantes. Os passivos circulantes representam as despesas a serem executada dentro do ano de exercício. São exemplos de passivos circulantes: Despesas com fornecedores.

O Passivo é o segundo grupo do Balanço Patrimonial e é tão importante quanto o primeiro (Ativo). No Passivo ficam as contas referentes às obrigações e deveres da empresa. Então você encontra no Passivo, contas semelhantes a essas; Fornecedores a pagar.

Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.

Estas contas devem ser organizadas no passivo de acordo com a ordem decrescente de sua exigibilidade, ou seja, devem ser ordenadas de acordo com o seu prazo de realização (ou cumprimento da obrigação), sendo alocadas primeiramente as obrigações com os vencimentos mais próximos até chegar às obrigações com os ...

Passivo no balanço patrimonial
O Passivo abriga os recursos emprestados ou aplicados por terceiros na empresa. Logo, ele representa quais são as dívidas e obrigações que a empresa ainda precisa pagar. Ou seja, o passivo é um saldo redutor no patrimônio: quanto maior o seu valor, menos a empresa vale.

Os 4 grupos principais do plano de contas contábil

  • Ativos — recursos e bens em posse da empresa, como caixa, conta bancária e bens móveis;
  • Passivos — obrigações da empresa como contas a pagar e impostos;
  • Receitas — compreende os lançamentos de resultado, ou seja, todo o movimento da empresa;
  • Despesas e custos;

Os ativos na economia, são a representação de bens e direitos de uma instituição. Podemos citar exemplos como: saldo bancário, saldo no caixa, estoque, imóveis, automóveis, marcas e patentes, softwares e duplicatas a receber. Os passivos na economia são a representação das obrigações de uma instituição.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL). 2 A Estrutura do Balanço Segundo a Lei 6404/76.

Enquanto os passivos financeiros são os gastos de empréstimos, financiamentos ou qualquer despesa com encargo financeiro, o ativo é o valor que a empresa deverá receber. Portanto, os ativos financeiros são qualquer bem ou posse da empresa que gerará renda a curto, médio ou longo prazo.

Dentre os principais passivos financeiros, podemos citar: empréstimos, financiamentos, consórcios, dívidas, contas a pagar, custos com manutenção de imóveis e outros.

O passivo é o conjunto de obrigações e dívidas feitas para o financiamento da atividade organizacional, considerado na contabilidade das empresas. Os valores dos passivos têm origem nas despesas, como contas a pagar aos fornecedores ou ao governo, por exemplo, sendo demonstrados através do balanço patrimonial.

A principal diferença entre os ativos e os passivos se encontra nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos estão relacionados aos meios de rendimentos que trazem benefícios, os passivos correspondem às saídas de dinheiro resultantes dos gastos e despesas realizados pela empresa.

O ativo está dividido entre circulante e não circulante. No primeiro, são registrados os elementos com maior grau de liquidez - aqueles que podem ser convertidos em dinheiro em um curto prazo (12 meses, como indicamos).

Passivo Total é o resultado que abrange todas as obrigações com terceiros, como dívidas e gastos, e o Patrimônio Líquido de uma determinada empresa.

O que é ser passivo:
Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas. Exemplo: “É bem verdade que João é um rapaz passivo. Meu pai sempre precisa tomar as decisões por ele”.

A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la.

São entendidos como contas do ativo circulante aquelas que já registram o dinheiro em espécie como caixa, bancos e aplicações financeiras. Também entram no grupo os bens e direitos que pretendem ser transformados em dinheiro a curto prazo, ou seja, até o final do ano seguinte ao do fechamento do balanço.