Quais os gatilhos mentais que podem aumentar o seu poder de persuasão?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Domine o poder da persuasão através da aplicação de gatilhos mentais

  • Escassez. Nosso cérebro tende a valorizar o que é escasso. ...
  • Reciprocidade. O ser humano sente a necessidade de retribuir aquilo que lhe é dado. ...
  • Antecipação. ...
  • Prova social. ...
  • Autoridade.

A antecipação é um gatilho mental poderoso, mesmo que não consiga ser ativado para a grande maioria das pessoas. Por trabalhar com um evento futuro, despertando curiosidade e, principalmente, desejo, a antecipação pode ser o diferencial em seu conteúdo.

Gatilhos mentais são recursos da própria natureza humana e podem estar ligados as nossas necessidades básicas e rotineiras. Por isso, mesmo sendo indivíduos diferentes, realizamos algumas ações comuns como, por exemplo, escovar os dentes ao acordar.

Tipos de gatilhos mentais: 10 exemplos essenciais e seus usos!

  • Escassez.
  • Urgência.
  • Exclusividade.
  • Novidade.
  • Curiosidade.
  • Prova social.
  • Autoridade.
  • Inimigo comum.

Os quatro gatilhos metais eficientes

  1. Escassez. O gatilho mental da escassez é um dos mais poderosos quando se trata de incentivar o cliente a tomar decisões. ...
  2. Urgência. ...
  3. Reciprocidade. ...
  4. Prova Social.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

Em seu livro, Robert Cialdini listou 6 gatilhos mentais:

  • Reciprocidade;
  • Coerência;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

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  • 1) COERÇÃO. É a persuasão que utiliza o medo como principal emoção. ...
  • 2) SEDUÇÃO. É a persuasão pela emoção positiva. ...
  • 3) RETÓRICA. É a manipulação de ideias. ...
  • 4) HISTÓRIA.

Como ativar os gatilhos mentais
A partir de um ou mais dos cinco sentidos, esses gatilhos podem ser acionados através de uma ação externa, uma memória forte que pode ser negativa ou positiva, uma identificação com algo ou alguém ou por meio de sintomas emocionais e psicológicos.

O gatilho mental da autoridade é uma técnica de persuasão que funciona posicionando a marca como uma referência no mercado, de forma a transmitir mais credibilidade para o consumidor.

encontrar o humor na situação, sempre que possível — o que não significa minimizá-la ou desprezar seus sentimentos. Essa dica demanda um pouco mais de maturidade e autoconhecimento; perguntar a si mesmo por que o gatilho está sendo acionado, de forma que se possa neutralizar a fonte.

O que é mais importante sobre os gatilhos emocionais é saber identificá-los o quanto antes. Para que isso aconteça, é importante estar consciente sobre si e sobre o ambiente ao seu redor. Dessa forma, você pode agir na hora e raciocinar a respeito, evitando que surja algum sofrimento que possa te incapacitar.

Além do despertar de memórias desagradáveis e traumas, a psicologia explica que os gatilhos também podem ser desencadeados por: Opiniões e valores contrários: quando nos identificamos fortemente com um tipo de crença, podemos encontrar dificuldade para tolerar crenças opostas.

Um gatilho é um lembrete de uma forte emoção, de uma dor emocional ou até mesmo de um trauma passado. Esse lembrete pode levar uma pessoa a sentir tristeza, raiva, medo, ansiedade ou pânico. Também pode fazer com que alguém tenha flashbacks.

Quando falamos sobre gatilhos emocionais, nos referimos a uma resposta mental que envolve emoções, pensamentos e comportamentos conectados principalmente a experiências passadas. Os gatilhos emocionais podem ser tanto negativos quanto positivos, mas necessariamente remetem a momentos que já aconteceram.

Os tipos de gatilhos mais conhecidos são: gatilho da reciprocidade, gatilho da autoridade, gatilho da prova social, gatilho da novidade e gatilho da escassez (“últimas unidades” e “é só até amanhã” são alguns exemplos comuns).

Como usar o gatilho mental da curiosidade?

  1. Identifique a necessidade do seu cliente. Recapitulando: curiosidade acontece quando há uma lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber. ...
  2. Gere curiosidade para a solução. Até aqui, você já identificou a lacuna que você precisava. ...
  3. Utilize cases de sucesso.

Quais são os princípios da persuasão? Originalmente Cialdini escreveu sobre 6 princípios (reciprocidade, comprometimento, prova social, autoridade, simpatia e escassez), porém depois lançou outro livro com mais um princípio, o princípio da “unidade”.

O famoso psicólogo Dr Robert Cialdini, autor do bestseller “Influence” é referência na área de persuasão e desenvolveu sua teoria baseada em seis princípios essenciais: Afinidade, Autoridade, Coerência, Escassez, Prova Social e Reciprocidade.

Como desenvolver a persuasão?

  1. Procure meios de desenvolver a inteligência emocional. ...
  2. Escolha a velocidade de fala ideal. ...
  3. Use uma linguagem corporal positiva. ...
  4. Escolha um tom de voz e uma linguagem apropriados. ...
  5. Escute o ponto de vista alheio. ...
  6. Treine bastante. ...
  7. Saiba quando parar.

Manipular é omitir dados importante ou mentir ao outro a fim de desarmá-lo, impedindo que tome uma atitude de maneira clara e consciente. Os melhores exemplos de persuasão, portanto, buscam agregar, não ludibriar o público, e é esse caminho que você deve seguir se deseja realmente conquistar e fidelizar clientes.