Quais os gases mais prejudiciais para o planeta?

Perguntado por: oassuncao . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Conheça agora os cinco gases poluentes atmosféricos mais perigosos:

  • PM2.5. As PM2,5 são partículas finas invisíveis a olho nu, embora sejam perceptíveis como névoa em áreas altamente poluídas e presentes dentro e fora de casa. ...
  • Ozônio ao nível do solo. ...
  • Dióxido de nitrogênio. ...
  • Carbono Negro. ...
  • Metano.

Seus principais inimigos são produtos químicos como Halon, Tetracloreto de Carbono (CTC), Hidroclorofluorcabono (HCFC), Clorofluorcarbono (CFC) e Brometo de Metila, substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal e que são denominadas Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio - SDOs.

Os principais causadores da destruição da camada de ozônio são produtos químicos como halon, tetracloreto de carbono (CTC), hidrofluorcarbono (HCFC), CFC (clorofluorcarbono) e brometo de metila.

dióxido de carbono

CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...

O gás natural é uma fonte de energia fóssil que além de ser usado como combustível, também pode ser usado para fabricar materiais e produtos químicos. Mais barato que todos os outros combustíveis, o gás natural também favorece o meio ambiente, porque emite menos dióxido de carbono e outros poluentes.

A pesquisa revelou (rigorosamente ao contrário do que afirma…) que o álcool emite cerca de 24% mais carbono que a gasolina devido às emissões geradas pelas mudanças do solo para a plantação do milho, dos fertilizantes, e dos demais processos de obtenção e combustão.

Em primeiro lugar no ranking de poluição, os Estados Unidos seriam responsáveis por 20% do total de emissões. A China aparece em segundo lugar, como responsável por 11% do CO2 global. A Rússia vem em seguida, com 7% das emissões.

Em grande parte, a indústria é um dos setores produtivos que mais poluem o meio ambiente — especialmente quando o tipo de poluição do qual estamos falando é o consumo de água e a consequente geração de efluentes.

Dentre os principais poluentes que causam o desequilíbrio no ar atmosférico temos: Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis. Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis.

O CO2 é sempre apontado como sendo o grande vilão do efeito estufa, por estar em maior quantidade na atmosfera (perdendo apenas para a água em algumas regiões) e por ser também emitido pela ação humana.

nitrogênio

O nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é de extrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo.

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

Por outro lado, considera-se que a Lua não possui atmosfera, pois ela não pode absorver quantidades mensuráveis de radiação, não parece possuir camadas ou auto-circulação e requer reabastecimento constante, dada a alta taxa em que a atmosfera é perdida para o espaço.

A atmosfera joviana também possui oxigênio, nitrogênio, enxofre e gases nobres. A abundância destes elementos excede três vezes a do Sol.