Quais os ganhos que as indústrias tiveram com a evolução dos meios produtivos?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Entre os benefícios trazidos pela indústria para as nações, pode-se citar a criação de empregos e o desenvolvimento de novas tecnologias, gerando itens suficientes para a sobrevivência dos atuais 7 bilhões de habitantes do mundo.

Sua principal consequência da Revolução Industrial foi a transição do sistema feudal para o sistema capitalista e a criação do sistema fabril mecanizado. A partir dos avanços tecnológicos da época, fábricas passaram a ter uma complexa substituição do trabalho manual por máquinas.

O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.

Surgiram grandes unidades produtivas que produziam em larga escala, o trabalho deixou de ser manual e passou a ser efetuado por uma máquina, controlada pelo homem que agora era operário e não artesão.

A indústria está em constante transformação, no início no século XVII, a revolução industrial surgiu com a mecanização e as máquinas a vapor. Quase 100 anos depois, passamos pela era da produção em escala, da eletricidade e da combustão, até chegarmos à automação, a internet, a robótica e aos computadores no século XX.

A produção industrial apresenta uma grande importância na evolução de indústrias. Além de possibilitar a redução de desperdícios, contribui diretamente para o alcance de metas internas.

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo. As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

As indústrias utilizam variadas técnicas e atividades que podem ser nocivas ao planeta. Desse modo, os impactos da indústria no meio ambiente incluem contaminações, interferindo na qualidade e viabilidade do ar, da água e da biodiversidade de todos os ambientes naturais.

As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.

Foi nessa época que a mão de obra humana começou a ser substituída por máquinas, colaborando para agilidade nos processos, aumento da produção e lucros para a burguesia industrial. Outro fato importante da Revolução Industrial foi a formação de uma nova classe social: o proletariado.

Quais foram as mudanças causadas pela Revolução Industrial no trabalho? Com o surgimento das indústrias, o trabalho passou da manufatura para a maquinofatura. Enquanto antes o artesão trabalhava com suas próprias mãos, agora o trabalho era feito por um empregado que operava as máquinas.

A modernização dos processos produtivos permitiu que cada vez mais produtos customizados e únicos fossem produzidos sem custos extras.

Visto isso, separamos a cadeia produtiva em três etapas:

  • Extração de matéria-prima;
  • Transformação da matéria-prima em produto;
  • Distribuição do produto final.

O processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a obtenção de um dado produto final. Num processo produtivo são incorporados fatores que, após a sua transformação, levam a um produto final (ou acabado).

Com o avanço das metodologias de gestão empresarial, as organizações passaram a buscar formas de aumentar a eficiência de suas operações, reduzir a ociosidade e ter mais produtividade com seus colaboradores. Para isso, seria preciso “organizar a casa”: foi aí que surgiram os processos produtivos.

A evolução histórica da indústria pode ser reconhecida em três estágios: o artesanato, a manufatura e a maquinofatura.

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.