Quais os fatores que podem limitar o crescimento de uma população?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 19 votos

Finalmente, podemos descrever os estresses ambientais como um conjunto de fatores que limitam o crescimento populacional. Distúrbios naturais ou antropogênicos (causados por ação humana) podem aumentar a mortalidade de indivíduos. Outros exemplos são a temperatura, ciclo de chuvas e a quantidade de nutrientes.

Dentre os fatores limitantes, temos os fatores abióticos, como a temperatura, a umidade, o pH, a sali- nidade e a concentração de poluentes, os quais, ao contrário dos recursos, são condições e por isso não são consumidos ou esgo- tados pelos organismos.

São fatores que agem diretamente sobre os seres vivos, limitando o seu território, alterando as suas taxas de reprodução, fazendo por vezes aparecer, numa população, variedades que têm características ecológicas diferentes.

A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.

Os dois fatores principais que afetam o crescimento populacional são: taxa de natalidade (b) e taxa de mortalidade (d).

Os fatores que contribuem para a redução do tamanho populacional, são a Emigração e Mortalidade, que são assim indicativo de saída de individuo-os da população.

De acordo com Liebig, o “fator limitante” é aplicado a diversos elementos indispensáveis à vida, entretanto, os fatores ecológicos apresentam um limite inferior e superior. “Cada ser vivo apresenta, em função dos diversos fatores ecológicos, “Limites de Tolerância”, entre os quais situa-se seu ótimo ecológico.

Falta de minerais no solo, excesso de chuva ou a falta dela também são fatores que impedem um possível desenvolvimento e proliferação desordenada de um determinado grupo de organismos.

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

Caro aluno, entendemos como condição limitante ou fator limitante qualquer condição que se aproxime ou exceda os limites de tolerância. Sob condições estáveis, o constituinte essencial disponível em valores que mais se aproxima da necessidade mínima tende a ser um limitante (lei do mínimo de Liebig).

Fator limitante é qualquer fator (recurso ou condição; biótico ou abiótico) que comprometa o desempenho biológico de um organismo. próxima à mínima necessária) tende a ter efeito limitante sobre a planta*”. tende a ter efeito limitante sobre a planta”. fatores ecológicos, dentro das quais sua existência é possível.”

São eles: Fatores bióticos: seres produtores (plantas e algas), seres consumidores (herbívoros e carnívoros) e seres decompositores (fungos e bactérias). Fatores abióticos: água, luz (energia luminosa), calor (energia térmica) e nutrientes (substâncias químicas).

O maior acesso às políticas de planejamento familiar, o desenvolvimento de métodos contraceptivos, a maior participação de mulheres no mercado de trabalho e as mudanças culturais das sociedades são fatores que têm contribuído para a diminuição do número de filhos da população em geral.

O envelhecimento da população da Europa é causado por diversos fatores, como, por exemplo, a redução das taxas de mortalidade, de fecundidade e de natalidade e as melhorias na qualidade de vida dos europeus, que proporcionaram um aumento na expectativa de vida.

Durante alguns períodos da história da humanidade, como a Idade Média, guerras e epidemias foram os principais fatores da baixa taxa de crescimento demográfico.