Quais os fatores que influenciam na absorção da pele?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

A absorção de fármacos na pele é afetada por vários fatores, tais como espessura, temperatura, grau de hidratação, limpeza da pele, fluxo sanguíneo, concentração de lipídios, número de folículos pilosos, função das glândulas sudoríparas, raça, pH na superfície da pele e integridade do estrato córneo (Wokovich et al., ...

Além disso, a permeabilidade da pele pode ser influenciada por inúmeros fatores fisiológicos, como a idade, etnia, local anatómico, sexo e algumas patologias, e a administração de fármacos por esta via pode gerar irritação ou sensibilização cutânea.

Absorção: Os ingredientes ativos de um produto atingem a corrente sanguínea; Penetração: Os ingredientes ativos atingem apenas a epiderme; Permeação: Os ingredientes ativos atingem a derme (camada abaixo da epiderme), mas não chega a atingir os vasos sanguíneos.

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

O pH é um elemento importante a ser controlado em preparações líquidas, pois impacta diretamente na solubilidade de fármacos e, consequentemente, na estabilidade e posterior absorção. Em preparações orais líquidas, o pH inadequado pode provocar perdas de teor e da atividade terapêutica.

Higienização e esfoliação
Com a pele limpa, os ativos são melhor aproveitados em suas funções. Pelo menos uma vez por semana, a esfoliação física pode ser feita para remover as células mortas que se encontram na superfície da pele. Nesse processo são retirados também sebos e resíduos que ficam mais aderidos à derme.

A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.

Os promotores da absorção incrementam a absorção dos fármacos através da pele por vários mecanismos, o estudo a nível molecular dessas ações tem ajudado a esclarecer esses fenômenos. Assim, utilizam-se frequentemente promotores como forma de aumentar a solubilidade do fármaco no veículo.

A camada córnea é o fator limitante da permeação pois possui uma fase lipídica contínua e uma camada descontínua de proteínas (modelo conhecido como 'tijolos e cimento'), sendo que essa estrutura obriga o ativo a se difundir através das bicamadas lipídicas intercelulares.

R.: Os fatores que interferem na permeabilidade dos cosméticos são: - Idade (quanto mais idoso, maior a espessura da pele e menor a permeabilidade cutânea). - Região da pele (áreas mais espessas dificultam a absorção). - Nível de hidratação da pele (uma pele mais hidratada recebe melhor os ativos).

Temperatura elevada – Aumenta a permeabilidade cutânea. Umidade do ambiente – Aumenta a permeabilidade cutânea. Concentração do princípio ativo – Poder de difusão aumenta a permeabilidade. Veículos – A forma cosmética pode aumentar a permeabilidade cutânea.

A pele regula o fluxo de moléculas de água para o interior e o exterior do organismo, bem como o influxo de pequenas moléculas lipofílicas e com baixo peso molecular.

O ideal é esperar um minuto entre um e outro para que a pele absorva completamente cada camada. É importantíssimo esperar um tempinho antes de aplicar o protetor solar. De acordo com a dermatologista Sejal Shan, quando o protetor solar se mistura com outros produtos, ele pode se diluir e ser menos eficaz.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

Via respiratória
Tem a vantagem de realizar a administração em pequenas doses com rápida absorção.

O intestino delgado tem a área de superfície mais ampla para a absorção de fármacos no trato gastrintestinal, sendo suas membranas mais permeáveis que as do estômago.

O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.

O índice do pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância e isso também acontece com o nosso corpo, cujo pH varia de acordo com a concentração de ácidos, metais, sais, etc.

A melhor forma de melhorar a absorção de nutrientes, é garantindo uma alimentação balanceada e composta com as melhores combinações de biodisponibilidade. Entretanto, nem sempre a dieta saudável é capaz de suprir essas demandas nutricionais, causando quadros de deficiência e prejuízos à saúde.