Quais os fatores de risco para RAM?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Os fatores de risco de RAM foram idade > 60 anos, esquemas de tratamento, alcoolismo, anemia, coinfecção pelo HIV e deficiência de sódio, ferro e albumina.

Reações adversas a medicamentos são classificadas com base em diferen- tes critérios. A classificação de RAM mais aceita atualmente foi proposta por Rawlins e Thompson 4, 5 que as agrupa em reações do tipo A ou previsíveis e reações do tipo B ou imprevisíveis.

presença de doenças como insuficiência renal e insuficiência hepática. condições clínicas associadas como gestação e lactação. variações genéticas em padrões de metabolização enzimática, receptores e transportadores celulares. extremos de idade: neonatos e idosos.

Em geral, os fatores de risco podem ser classificadas nos seguintes grupos:

  • Comportamentais.
  • Fisiológicos.
  • Demográficos.
  • Ambientais.
  • Genéticos.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Estas reações são um problema importante na prática clínica, pois são causas de hospitalização, aumento do tempo de internamento e até mesmo óbito. Além disso, também podem prejudicar a qualidade de vida do paciente, provocar desconfiança do paciente em relação ao médico e levar ao aumento de custos.

Os efeitos adversos podem ser decorrentes de efeitos tóxicos ou efeitos colaterais. Um efeito tóxico é um efeito adverso que surge em conseqüência da intensificação do mesmo efeito farmacológico responsável pelo efeito terapêutico do fármaco; por conseguinte trata-se de um efeito relacionado com a dose.

Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição. Essas reações tendem a ser mais graves, mas ocorrem tipicamente em um número muito pequeno de pessoas.

As RAM podem classificar-se como dependentes do paciente ( previsíveis e imprevisíveis) e dependentes do medicamento.

Efeitos colaterais: o que são? É um efeito não ocasional (adverso ou benéfico) causado por medicamentos que são usados em doses terapêuticas (2).

Reações adversas a medicamentos
Toda reação adversa é um evento adverso, mas nem todo evento adverso é uma reação adversa. De acordo com o glossário de termos de farmacovigilância, reação adversa a medicamentos (RAM) é um efeito prejudicial suspeito de ser causado por um medicamento.

Os principais fatores de risco associados a esses eventos são idade avançada, comorbidades, polifarmácia, uso inapropriado de medicamentos e ilegibilidade nas prescrições.

O idoso é especialmente vulnerável às RAM em virtude de fatores que o caracterizam: particularidades farmacocinéticas e farmacodinâmicas, presença de múltiplas doenças (comorbidades), uso de número elevado de medicamentos (polifarmácia) e o tipo de medicamentos prescritos (adequados ou inadequados).

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Fatores de risco são condições e problemas que aumentam as chances de uma pessoa de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Alguns podem ser evitados, tratados e controlados, os mutáveis.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Classificação dos riscos ocupacionais por cor

  1. Verde define os riscos físicos. Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.
  2. Vermelho é para os riscos químicos. ...
  3. Marrom abrange os riscos biológicos. ...
  4. Amarelo, são os riscos ergonômicos. ...
  5. Azul, associado ao risco de acidentes.