Quais os exemplos de antissepsia?

Perguntado por: pcardoso6 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

É o processo, pelo qual, consegue afastar os microorganismos de um determinado ambiente, objeto ou campo operatório. Ex: Uso de gorro, óculos de proteção, máscara, capote, luvas (sejam elas de procedimento ou estéreis), propés, roupa privativa.

Os procedimentos de antissepsia são muito comuns em hospitais e laboratórios, pois são locais onde há uma grande concentração de pessoas predispostas a serem contaminadas por microrganismos infecciosos, devido a baixo imunidade corporal provocada por uma doença, por exemplo.

Já a antissepsia é o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas. Os produtos usados para fazer a antissepsia são chamados de antissépticos.

Estudo comparou quatro tipos de antissépticos na descontaminação das mãos – álcool, clorexidina, triclosana e iodopovidona – mostrando superioridade de álcool e clorexidina4.

A assepsia é a ausência de matérias sépticas (germes e bactérias infecciosas ou patogênicas, por exemplo) em determinados ambientes, através de um conjunto de medidas que impedem a entrada e a proliferação dos agentes contaminadores.

A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.

O procedimento de assepsia da pele deve ser realizado com álcool a 70%, friccionar o algodão embebido por 30 segundos e, em seguida, esperar mais 30 segundos para permitir a secagem da pele, deixando-a sem vestígios do produto, de modo a evitar qualquer interferência do álcool na aplicação.

A antissepsia cirúrgica das mãos é o procedimento que tem como objetivo eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.

A antissepsia é uma medida empregada para inibir o crescimento ou destruir os microrganismos existentes nas superfícies (microbiota transitória) e nas camadas externas (microbiota residente) da pele ou mucosa, através da aplicação de um germicida classificado como antisséptico.

O sucesso do listerismo – como ficou conhecido o método de antissepsia através do uso substâncias químicas - fez com que a utilização do pulverizador fosse adaptada por diversas especialidades médicas.

Os tipos mais comuns de anti-sépticos utilizados para anti-sepsia das mãos são: álcool, clorexidina, triclosan, compostos de iodo, como por exemplo polivinil pirrolidona iodo (PVPI) e outros iodóforos.

As preparações que podem ser utilizadas para antissepsia das mãos são soluções de iodopolvidona (PVPI a 10%) e digluconato de clorexidina a 4%9. Essas substâncias devem ter o poder de reduzir um amplo espectro de microrganismos da pele intacta, além de ter ação rápida e efeito persistente1.

Os processos de assepsia nos equipamentos hospitalares
No processo de desinfecção pode-se usar desinfetantes e outros produtos que matam as bactérias presentes no equipamento além de materiais úteis a limpeza como as escovas de diferentes diâmetros.

O álcool a 70% faz a desinfecção de superfície contaminada, dependendo de seu uso após limpeza e fricção por 3 vezes consecutivas.

Tipos de higienização das mãos

  • Uso do álcool gel (concentração de 60 a 80%);
  • Lavagem simples com água e sabão;
  • Lavagem com antisséptico; e.
  • Lavagem cirúrgica.

após ir ao banheiro; – antes e depois das refeições; – antes do preparo de alimentos; – antes do preparo e da manipulação de medicamentos.

Os antissépticos mais utilizados atualmente são a clorexidina (CHG) e o polivinilpirrolidona iodo (PVPI) aplicados com esponja e/ou escova, apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendar o uso de escovas para essa finalidade pelo seu efeito abrasivo(14).

Uma mesma substância química usada em objetos inanimados será chamada de desinfectante e quando usada em tecidos vivos será chamada de anti-sépticos.

Importância da antissepsia e da assepsia e como elas funcionam. Atrelada à antissepsia está a degermação, que nada mais é eliminar a flora bacteriana e as impurezas depositadas sobre a pele pelo uso de detergentes.

Diversas soluções antissépticas podem ser utilizadas na antissepsia cutânea. Os produtos mais utilizados são o álcool a 70%, iodopovidona 10% e o gluconato de clorexidina alcoólica 0,5% e a 2% que podem ser encontrados em formulações aquosa, alcoólica e degermante.

Os agentes que melhor satisfazem as exigências para a aplicação em tecidos vivos são os iodos, a clorexidina, o álcool e o hexaclorofeno. Não podemos deixar de destacar o famoso PVPI, o qual é muito utilizado na antissepsia.