Quais os exemplos de aliteração?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

“Leva-lhe o vento a voz, que ao vento deita.” (Luís de Camões) – repetição da consoante “v”. “O rato roeu a roupa do rei de Roma.” (provérbio popular) – repetição da consoante “r”. “Quem com ferro fere com ferro será ferido.” (provérbio popular) – repetição da consoante “f”.

A palavra “aliteração” vem do latim “littera”, que significa “letra”, enquanto “assonância”, que vem do latim “sonus”, significa “som”. A aliteração consiste na repetição de sons consonantais.

A aliteração está muito presente em provérbios e trava-línguas:

  • Quem com ferro fere com ferro será ferido.
  • O rato roeu a roupa do rei de Roma.
  • O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.

Exemplos de Aliteração
“Leva-lhe o vento a voz, que ao vento deita.” (Luís de Camões) – repetição da consoante “v”. “O rato roeu a roupa do rei de Roma.” (provérbio popular) – repetição da consoante “r”. “Quem com ferro fere com ferro será ferido.” (provérbio popular) – repetição da consoante “f”.

A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. Essa repetição não é aleatória. Trata-se, portanto, de um recurso estilístico muito utilizado principalmente pelos escritores da literatura brasileira.

Para dar maior expressividade ao texto, usa-se como recurso a aliteração, figura que busca sugerir sons. Os recursos linguísticos podem ser manipulados para imprimir uma maior expressividade ao texto, por isso, relacionam-se a diversos aspectos da língua: morfológico, sintático, semântico e fonológico.

A gente viu que aliterações são as semelhanças sonoras que aparecem no começo de palavras. E que rimas são semelhanças sonoras que aparecem no final da palavra. Essas duas características de poemas ou de músicas são bastante importantes às vezes se quisermos dar uma sonoridade e criar uma beleza para o poema.

Aliteração: “O pato pateta pintou o caneco” (Vinícius de Moraes) – repetição das consoantes “p” e “t”. Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

a·li·te·ra·ção ção.

Assonância e aliteração
Enquanto a assonância promove repetições de sons vocálicos, especialmente as sílabas tônicas, a aliteração é a repetição de sons consonantais.

A assonância é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de sons vocálicos (ou seja, sons de vogais) no enunciado. A repetição gera diferentes efeitos no texto a depender de qual(is) vogal(is) são repetidas e do contexto dado.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

Esse é um recurso sonoro chamado aliteração, que consiste na repetição de um mesmo fonema consonantal ao longo dos versos.

Aliteração
Exemplos bem conhecidos de aliteração: “o rato roeu a roupa do rei de Roma”; “quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

A consciência de rimas e aliterações envolve a consciência de elementos intras-silábicos (Ataque e Rima'). Palavras que apresen- tam a mesma Rima' da sílaba são palavras que rimam (sabão - fogão) e palavras que apresentam o mesmo Ataque configuram aliterações (macaco - menino).

Consiste em pedir às crianças que adivinhem o que você está vendo, dando pistas, como: 'Eu vejo algo que começa com' cê ', se estiver olhando para o céu, por exemplo. A aliteração pode ser ensinada na educação infantil de várias maneiras com atividades simples.